Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16642
Título: Odeficit de árvores no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande – PB, como reflexo da dinâmica urbana.
Autor(es): Brito, Luis Carlos Félix de
Palavras-chave: Arborização
Crescimento Urbano
Impactos Sócio Ambientais
Data do documento: 22-Nov-2011
Resumo: A pesquisa em pauta objetiva contribuir com dados quantitativos e qualitativos relacionados à arborização no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande-PB, para que os órgãos públicos e a comunidade busquem alternativas concretas pelo menos para a amenização do problema. A rápida expansão urbana das cidades de médio porte no país tem implicado na modificação do meio ambiente natural com prática do desmatamento com repercussões no microclima urbano na cidade. A qualidade do ambiente urbano está relacionada aos aspectos físicos, psicológicos e visuais da paisagem, sendo assim, é fundamental para o bairro a presença de espaços livres contendo áreas verdes, pois a vegetação está intrinsecamente relacionada à melhoria e manutenção da qualidade de vida urbana. Com base no exposto a pesquisa procurará esclarecer que fatores da dinâmica urbana provocaram um déficit de árvores no bairro de Bodocongó e verificar como a falta de arborização interfere na qualidade de vida da população local, objetivando ainda identificar quais os efeitos físicos resultantes da atividade urbana no bairro e conferir a existência de projetos urbanísticos de arborização junto aos gestores públicos, além de examinar qual o índice de área verde nas principais avenidas do bairro. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita ainda a pesquisa in loco da área analisada no bairro já citado com levantamento bibliográfico interdisciplinar, registros fotográficos. Foram realizadas também entrevistas com a população em algumas avenidas do bairro, com objetivo de mostrar a importância da arborização urbana não apenas para o espaço aqui pesquisado, mas para a cidade de Campina Grande-PB, como um todo.
Descrição: BRITO, L. C. F. de Odeficit de árvores no bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande – PB, como reflexo da dinâmica urbana. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16642
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Carlos Félix de Brito.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.