Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16646
Título: Território e territorialidade: Uma análise de crianças e adolescentes nos semáforos da cidade de Campina Grande - PB.
Autor(es): Barbosa, Renata da Silva
Palavras-chave: Geografia Humana
Território
Políticas Públicas
Data do documento: 18-Fev-2011
Resumo: O presente estudo tece algumas abordagens a respeito de uma categoria-chave da Ciência Geográfica, o território. Desta maneira, a pesquisa constitui-se de um levanto epistemológico sobre o termo, e seus respectivos “derivados”, territorialidades e territorialização. Tendo como objetivo principal, a análise de crianças e adolescentes nos semáforos da cidade de Campina Grande – PB, estes num dado espaço, construindo seus territórios. E como o termo território é definido como um espaço mediado pelas relações sociais, que são também relações de poder, está população que se encontra nos semáforos, da referida cidade, constroem desta maneira seus territórios. Este fato se torna visível nas observações feitas “in loco”, ou melhor, existe uma relação de poder entre esses meninos, no qual é visível a qualquer um que direcione os olhares para estes. A partir dessas relações que são mediadas pelo poder, às crianças e os adolescentes que se encontram nestas “áreas de risco” delimitam seus territórios, e tudo passa a ser vivido nestas áreas. A rua se torna um atraente, que passa a substituir a casa, ou melhor, a rua passa a ser a casa desta população infanto-juvenil. Tudo passa a ser vivido nas ruas, como precedentemente descrito, a família, as relações-sociais, enfim, levando-nos a indagar-se sobre as Leis Federais e o que estas garantem a essa população infanto-juvenil, que se encontram nestas “áreas de risco”. Ao longo da pesquisa realizada “in loco” observou-se características especificas dos semáforos, a titulo de exemplificação, o motivo pelo qual só se encontram crianças e adolescentes do sexo masculino nos semáforos, os “pioneiros” destas atividades nos semáforos de Campina Grande-PB, como esta população infanto-juvenil se organiza nos semáforos, enfim. Explicitando também a construção de comunidades nos semáforos, e alguns problemas enfrentados por estes como, o medo, a violência, dentre tantos outros. O método utilizado para a realização da pesquisa esta pautado no indutivo-estruturalista-fenomenológico, haja vista que a pesquisa deriva de observações de casos particulares da realidade, para entender desta maneira a parte de um todo, bem como uma realidade que é construída socialmente.
Descrição: BARBOSA, R. da. S. Território e territorialidade: Uma análise de crianças e adolescentes nos semáforos da cidade de Campina Grande - PB. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16646
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata da Silva Barbosa.pdf916.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.