Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16648
Título: A construção e apropriação do espaço geográfico no entorno do Açude Velho; Campina Grande - PB: um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Everson Camelo de
Palavras-chave: Urbanização
Espaço Urbano
Paisagem
Data do documento: 20-Jun-2011
Resumo: O estudo proposto investigou como se deu a modificação da paisagem no entorno do Açude Velho, localizado em Campina Grande – PB, com objetivo de analisar e compreender a construção e apropriação do seu espaço geográfico, considerando a organização do espaço em sua adjacência, forma, estrutura e função mediante o processo de urbanização. Possui um caráter Analítico-Descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa que ajudou situar a cidade de Campina Grande – PB, através de uma abordagem Histórico-Geográfico, com o propósito de verificar o atual papel empreendedor do Açude Velho em seu entorno, como sua área passa por uma reprodução do espaço urbano, onde recriam condições para um espaço valorizado, com disputas de diferentes territorialidades, sua reorganização e densificação do uso do solo, renovação urbana e seus conflitos dos agentes sociais. Como procedimentos metodológicos foi feito um levantamento bibliográfico referente à Geografia urbana, que facilitou a base teórica da pesquisa. Em seguida foi realizada a pesquisa de campo, incluindo observações, foram analisadas fotografias antigas e atuais que retratam a construção do desenvolvimento urbano do Açude Velho, e coleta de dados e informações a partir de questionários e entrevistas de comerciantes e transeuntes do local em estudo. O trabalho visa não só uma contribuição ao estudo geográfico urbano, como também explorar as possibilidades de desenvolvimento urbano e melhorias nas condições de vida, e bem-estar da população no espaço em estudo.
Descrição: OLIVEIRA, E. C. de. A construção e apropriação do espaço geográfico no entorno do Açude Velho; Campina Grande - PB: um estudo de caso. 2011. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16648
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everson Camelo de Oliveira.pdf3.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.