Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16654
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alcantara, Acacia Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T15:11:31Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T15:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.956 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16654 | - |
dc.description | ALCANTARA, A. S. Experiências de ensino e aprendizagens de mulheres negras em escolas públicas da Paraíba. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho analisa as experiências de três professoras que aprenderam e ensinam em escolas públicas da Paraíba. O principal objetivo é mostrar a partir de suas narrativas individuais de mulheres negras, docentes em exercício, suas dificuldades e seus desafios encontrados e enfrentados no processo de escolarização. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma revisão bibliográfica e documental. Dentre os autores, recorremos as considerações de: Davis (2016), Gomes (1995), Dávila (2006), Freitas (2012), Romão (2005) Fonseca (2016), Zotti (2004), Freire (1996) e outros. Dentre os documentos, recorremos a Constituição Federal Brasileira (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB (1996), Parâmetros Curriculares Nacional-PCN (1997), Lei 10.639/2003 – ampliada para 11.645/08, A Resolução CNE Nº 1 de 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação das Relações Étnico-Raciais-DCNERE (2004) e outros documentos que tratam sobre a adoção de modelo de educação antirracista. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas. A partir da sistematização e interpretacção dos dados foi possível identificar dois fatores que marcaram a educação brasileira, e que fez parte da trajetória escolar das colaboradoras; exclusão e punição. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.title | Experiências de ensino e aprendizagens de mulheres negras em escolas públicas da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Acácia Silva Alcantara.pdf | PDF - Acácia Silva Alcantara | 10.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.