Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Taynnã Valentim-
dc.date.accessioned2018-05-15T15:40:32Z-
dc.date.available2018-05-15T15:40:32Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 370.111-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663-
dc.descriptionRODRIGUES, T. V. No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa discussão sobre a educação primária na Paraíba (1930-1940), cujo objetivo foi analisar a organização escolar presente na estrutura em Grupo Escolar. Partimos do pensamento de que essa organização se apresentava com a perspectiva social e racial da época, ou seja, defendia-se a modernização, a civilização e embranquecimento da população brasileira. Nesse sentido, propomos um trabalho que versa por entre a passagem da educação primária de Cadeiras Isoladas até o Grupo Escolar, buscando apontar em que momentos e de que forma esse objetivo se fazia existir. Entre os aportes teóricos desta pesquisa que se construiu no campo da História da Educação, apresento Dávila (2006) na discussão sobre o branqueamento cultural voltado para a educação e Pinheiro (2002) que aborda a emergência dos Grupos Escolares na Paraíba. Constatamos que foi durante as décadas de 1930 e 1940 que ocorreu de forma efetiva a manifestação e fortalecimento do ideal de branqueamento cultural em circulação no espaço escolar primário. Concluímos também que durante esse período ocorreu um silenciamento da presença da criança negra na educação. Metodologicamente, o presente trabalho se faz articulado à analise de Mensagens governamentais da Paraíba, fotografias e documentos do arquivo de um Grupo escolar em estudo e da bibliografia pertinente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Solange Pereira Rocha Coorientador: Surya Aaronovich Pombo de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCivilizarpt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectBranqueamento culturalpt_BR
dc.titleNo tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - EEREI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taynnã Valentim Rodrigues.pdfPDF - Taynnã Valentim Rodrigues14.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.