Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Taynnã Valentim | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T15:40:32Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T15:40:32Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.111 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16663 | - |
dc.description | RODRIGUES, T. V. No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940). 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste numa discussão sobre a educação primária na Paraíba (1930-1940), cujo objetivo foi analisar a organização escolar presente na estrutura em Grupo Escolar. Partimos do pensamento de que essa organização se apresentava com a perspectiva social e racial da época, ou seja, defendia-se a modernização, a civilização e embranquecimento da população brasileira. Nesse sentido, propomos um trabalho que versa por entre a passagem da educação primária de Cadeiras Isoladas até o Grupo Escolar, buscando apontar em que momentos e de que forma esse objetivo se fazia existir. Entre os aportes teóricos desta pesquisa que se construiu no campo da História da Educação, apresento Dávila (2006) na discussão sobre o branqueamento cultural voltado para a educação e Pinheiro (2002) que aborda a emergência dos Grupos Escolares na Paraíba. Constatamos que foi durante as décadas de 1930 e 1940 que ocorreu de forma efetiva a manifestação e fortalecimento do ideal de branqueamento cultural em circulação no espaço escolar primário. Concluímos também que durante esse período ocorreu um silenciamento da presença da criança negra na educação. Metodologicamente, o presente trabalho se faz articulado à analise de Mensagens governamentais da Paraíba, fotografias e documentos do arquivo de um Grupo escolar em estudo e da bibliografia pertinente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Solange Pereira Rocha Coorientador: Surya Aaronovich Pombo de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Civilizar | pt_BR |
dc.subject | Ensino primário | pt_BR |
dc.subject | Branqueamento cultural | pt_BR |
dc.title | No tracejado do embranquecer: a educação a serviço do branqueamento cultural na Paraíba (1930-1940) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Taynnã Valentim Rodrigues.pdf | PDF - Taynnã Valentim Rodrigues | 14.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.