Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jean Carlos Lima da | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T15:41:46Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T15:41:46Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16665 | - |
dc.description | SILVA, J. C. L. da. 2018. Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Étnico-racial fundamentada na Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar. Identificamos como o ensino antirracista está sendo trabalhado na sala de aula e como os estudantes estão reconhecendo as novas questões voltadas à história e a cultura africana, sua valorização e sua presença na sala de aula, uma vez que, sob a orientação da Lei 10.639/2003 as escolas devem contemplar o ensino que promova a valorização da cultura afro-brasileira e africana e assim rompa a barreira do racismo problematizando-o junto aos discentes, sobretudo, porque a escola caracteriza-se pela pluralidade cultural. Para isto, elaboramos um questionário e aplicamos junto a quatro docentes de uma escola localizada no município de Mulungu-PB, para compreender o posicionamento deles frente às demandas advindas dessa lei, sua formação e as ações pedagógicas pertinentes à promoção da educação étnico-racial. O resultado demonstrou que mesmo com a Lei vigorando deste 2003 há um longo caminho a ser percorrido na educação para alcançar melhores condições de vivências e entendimento social perante a diversidade cultural existente no Brasil. Mas, numa perspectiva contextualizada também percebesse grandes avanços no tratamento ao racismo e discriminação racial na escola, haja vista, as atividades desenvolvidas no âmbito educacional dando voz e visibilidade a cultura e história africana e afro-brasileira anteriormente não vista no espaço escolar, uma vez que, muitos/as docentes passaram a adotar esta temática apenas com a proposta do projeto pedagógico municipal atual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paula Maria Fernandes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Antirracista | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar | pt_BR |
dc.title | Educação e racismo: reflexões sobre relações étnico-raciais em uma escola pública da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EEREI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jean Carlos Lima da Silva.pdf | PDF - Jean Carlos Lima da Silva | 7.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.