Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16674
Título: Mosaico de poderes: as identidades dos afro-brasileiros na irmandade de Nossa Senhora do Rosário da freguesia de Campina Grande (1846- 1874)
Autor(es): Leal, Andreia Maria de Brito
Palavras-chave: História
Negro
Religião - Catolicismo
Data do documento: 2012
Resumo: Quando foram raptados pelos europeus e, posteriormente, trazidos em navios negreiros rumo as Américas, os africanos, tiveram não só sua liberdade física negada, mas, também, as suas praticas culturais, sob o pretexto discursivo da necessidade de civiliza-lós. Neste arbitrário jogo de poder, o Estado e a Igreja Católica, se empenhavam em impor formas de manipulação, uma das mais eficazes e utilizadas, foi converte-lhes ao catolicismo. Submersos nesta sociedade controladora e castigadora, os afrodescendentes constituíram suas identidades, onde recriaram símbolos, signos e praticas que eram provenientes da cultura dominante, dando-lhes novos sentidos. Diante disso, o presente trabalho visa discutir como as identidades dos afrodescendentes foram sendo (re) construídas na irmandade de Nossa Senhora do Rosário ao longo do século XIX. Nosso percurso metodológico é estruturado com base na Historia Cultural, uma vez que nos permitiu compreender como os irmãos se apropriaram de novos valores e, a partir de então, recriaram suas antigas praticas culturais. Quanto aos resultados a que se chegou o estudo, percebeu-se que a coexistência de táticas e estratégias, contribuiu para a formação de uma nova cultura entre os afrodescendentes e, consequentemente, uma nova identidade, que não era “nem branca e nem preta”, pois estava repleta por elementos que tomaram uma nova roupagem distinta de sua cultura originária.
Descrição: LEAL, A. M. de B. Mosaico de poderes: as identidades dos afro-brasileiros na irmandade de Nossa Senhora do Rosário da freguesia de Campina Grande (1846- 1874). 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16674
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreia Maria de Brito Leal.pdf419.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.