Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16679
Título: A identidade nordestina representada através do conceito de paraibanidade: o caso de Elba Ramalho na transposição do Rio São Francisco
Autor(es): Silva, Maria Roseni Martins da
Palavras-chave: História - identidade nordestina
Paraibanidade
Paraíba
Data do documento: 5-Dez-2012
Resumo: O presente trabalho analisa a construção dos termos identidade, nação e região partindo do princípio que os mesmo constituem representações projetadas com interesses diversos através dos discursos constituintes. A partir dos discursos, gradativamente será realizado um processo de construção indenitária nacional, regional e posteriormente paraibana. Em seguida, abre-se uma abordagem sobre como o Nordeste foi institucionalizado como espaço “marginalizado” se constituindo através do poder simbólico a ele representado e atribuído. Com o caso de Elba Ramalho, que por divulgar publicamente sua posição contrária à transposição das águas do rio São Francisco teve seu nome arrolado numa disputa política, veremos um exemplo emblemático, de como a questão da identidade (paraibana) pode ser questionada, nesse caso, através de da mídia, que passa a aponta-la como não sendo mais paraibana e até ter “cuspido no caneco que bebeu”. Neste sentido a proposta que trazemos nesse estudo, é fazer uma reflexão teórica da forma como se dá a construção da identidade, da nação e da região. Bem como, compreender a forma pela qual o espaço Nordeste foi se institucionalizado e se processou o conceito do termo Paraibanidade, a partir do Instituto Histórico Geográfico Paraibano - IHGP -fazendo uma conexão com o presente. Pretendemos também, identificar como os discursos proferidos pelas elites de antigamente contribuíram para a ratificação desse modelo de identidade. Analisar a necessidade de se criar uma identidade nacional/local, fazendo um breve resgate histórico a partir do instituto histórico. A discussão que segue envolve ainda, a importância de se investigar os discursos das elites em projetar um sentimento de pertencimento e identidade. Pretendemos, por tanto, identificar as possíveis, intencionalidades dos discursos sobre a questão da identidade, assim como as formas dessa preleção configurada através do conceito de paraibanidade que ainda deixa seus vestígios mesmo que de forma menos impactante. Para a contribuição da pesquisa, foi utilizado como metodologia a revisão bibliográfica e textos para análise da internet, com abordagem da fonte nas “novas” pospostas metodológicas. A pesquisa demonstrou que a partir de uma “fala” se percebe os jogos de interesses ideológicos - políticos que se projeta em torno da questão indenitária, surgida com propósitos claros que se perpetuaram ao longo das relações sociais.
Descrição: SILVA, M. R. M. da. A identidade nordestina representada através do conceito de paraibanidade: o caso de Elba Ramalho na transposição do Rio São Francisco. 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16679
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Roseni Martins da Silva.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.