Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16688
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, José Joselio Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T19:19:53Z | - |
dc.date.available | 2018-05-15T19:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 800 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16688 | - |
dc.description | SOUSA, J. J. S. Reflexões sobre questões de gênero na literatura infantil. 2011. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitas das concepções formadas acerca das relações de gênero em nossa sociedade estão imbuídas de preconceitos. Desde criança, meninos e meninas são ensinados a agir de maneira diferente. Suas atitudes, personalidades e modos de se comportar, em muitos casos, continuam a pautar-se nos padrões sócio-culturais ditados para determinado sexo biológico. É quase certo que indivíduos que não correspondem ao modelo de comportamento que a sociedade espera deles poderão sofrer de algum tipo de discriminação. Diante dessa realidade, parece imperativo demonstrar que as diferenças estabelecidas entre os gêneros fazem parte de um longo processo de construção cultural, o qual contribui para justificar a desigualdade entre homens e mulheres, colocando sempre essas últimas em posições subalternas. Este artigo tem o objetivo de discutir, através dos personagens das obras Menino brinca com menina? (2006) de Regina Drummond e Menino brinca de boneca? (2001) de Marcos Ribeiro, como as relações de gênero estão imbuídas de tabus e preconceitos na sociedade. Tendo como foco o texto literário, discute-se, então, se o modo como os personagens são representados nessas narrativas questionam ou reforçam os estereótipos sexuais semelhantemente presentes fora da ficção. Também defende-se que o trabalho com essas obras em sala de aula pode ser um subsídio para os educadores oferecerem aos estudantes a oportunidade destes ampliarem seus conceitos no que se refere às questões de gênero. Para desenvolver nossa reflexão, tivemos como base teórica-conceitual as pesquisas de estudiosos como Hall (1997), Louro (2010) e Silva (2003). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antonio de Pádua Dias da Silva, | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Reflexões | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre questões de gênero na literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Joselio Silva Souza.pdf | 358.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.