Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16690
Título: Técnicas de entrevista e interrogatório: comunicação não-verbal na investigação criminal
Autor(es): Farias, Virgínia Malta de
Palavras-chave: Interrogatório
Entrevista
Linguagem Corporal
Direitos Humanos
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: As pessoas possuem três instintos sociais básicos: agressividade, territorialismo e familiaridade. Quando as instituições sociais – religião, governo, lei, política, arte, crenças, etc. – ou métodos de controle fracassam em seus objetivos, os seres humanos tendem a regredir aos seus instintos primitivos. Isso também ocorre com o comportamento de criminosos, pois, quando identificados como suspeitos, eles tendem a mentir, fingir e esconder suas reais intenções. Quando os instintos estão em ação deixam um rastro psicofisiológico: sinais detectáveis pela leitura da linguagem corporal. Com o intuito de se descobrir a verdade, técnicas de entrevista e interrogatório foram desenvolvidas, evoluindo com o tempo e, atualmente, coadunam-se à leitura corporal, visando facilitar a construção do “rapport” entre o investigador e o suspeito. Concomitantemente, fornecerá a ele o conhecimento básico necessário para o cumprimento da legislação pátria, sobretudo, a salvaguarda do Princípio da Dignidade Humana, evitando que hajam nulidades provindas do uso da tortura, da truculência ou imperícia de sua atuação. Os dados foram coletados através de uma pesquisa de campo em nível exploratório, com abordagem dedutiva. O estudo contou com a participação de 30 Delegados (as) de Polícia Civil do Estado da Paraíba. Os participantes responderam a um questionário contendo perguntas abertas e fechadas que solicitavam dos mesmos seus conhecimentos sobre o tema. Os dados foram analisados a partir do cálculo de médias e frequências de respostas, efetuados através do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences, versão 20). Os resultados indicaram um bom conhecimento a respeito das técnicas de entrevista e interrogatório, porém o mesmo não ocorreu com a comunicação não-verbal. Os frutos da pesquisa revelaram aspectos que podem aperfeiçoar a atuação desses profissionais, como os elementos que devem constar em treinamentos e reciclagens. Finalmente, verificou-se a possibilidade de ampliação da abrangência do estudo para os demais servidores da Polícia Civil, bem como sua aplicação com participantes de diferentes Estados, para que se possa identificar a política pública aplicada na Polícia Civil do Brasil e, caso necessário, sugerir quais aspectos podem ser reavaliados e atualizados pela gestão pública brasileira.
Descrição: FARIAS, Virgínia Malta de. Técnicas de entrevista e interrogatório: comunicação não-verbal na investigação criminal. 2016. 85f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16690
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Virgínia Malta de Farias.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.