Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16694
Título: Parceria estratégica na investigação dos crimes de tráfico de drogas e homicídios na cidade de João Pessoa, sob a ótica da Inteligência Policial
Autor(es): Farias, Rodrigo Pereira
Palavras-chave: Tráfico de Drogas
Homicídios
Segurança Pública
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: A cidade de João Pessoa está entre as capitais mais violentas do Brasil, superando metrópoles nacionais, como Rio de Janeiro e São Paulo, em números de assassinatos dolosos, lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e mortes ocorridas em decorrência de operações policiais, segundo pesquisas das: Secretarias Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os veículos de comunicação nacionais e locais noticiam frequentemente homicídios decorrentes do consumo de drogas por parte da população. Tomado por base, dentre outros, estes aspectos, a pesquisa tem como objetivo abordar a importância de se adotar parceria estratégica na investigação dos crimes de tráfico de drogas e homicídios, como forma de contribuir na redução da violência na cidade. Vale salientar que, esta parceria inclui também o serviço de inteligência policial, uma vez que exerce a função de assessoramento de informações importantes para as investigações. Para tanto, foram realizadas pesquisas para pontuar os efeitos das principais drogas ilícitas no ser humano, sob o ponto de vista psicológico e físico, assim como análise dos aspectos financeiros em torno da comercialização ilegal das drogas, uma vez que culmina numa disputa incessante por mercados por parte dos envolvidos, com o objetivo de manter retorno financeiro crescente através da venda de entorpecentes, o que ocasiona a chamada guerra do tráfico. A análise foi realizada a partir de levantamento quali - quantitativo, ou seja, análise exploratória dos dados, utilizando-se de consulta bibliográfica e pesquisas a documentos oficiais disponibilizados na internet, jornais e revistas nacionais e internacionais.
Descrição: FARIAS, Rodrigo Pereira. Parceria estratégica na investigação dos crimes de tráfico de drogas e homicídios na cidade de João Pessoa, sob a ótica da Inteligência Policial. 2016. 51f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16694
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Pereira Farias.pdf2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.