Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16696
Título: O disque denúncia da polícia civil da Paraíba como meio de obtenção de dados para a atividade de inteligência
Autor(es): Barbosa, João Batista Micena
Palavras-chave: Disque Denúncia
Inteligência Policial
Produção do Conhecimento
Data do documento: 2-Fev-2016
Resumo: O presente estudo aborda a importância do Disque Denúncia da Polícia Civil da Paraíba como meio de obtenção de dados para a atividade de inteligência, buscando analisar como o banco de dados do Disque Denúncia pode contribuir para a produção de conhecimento de inteligência no âmbito da CIISDS. Para isso, foi necessário identificar a importância do Disque Denúncia como integrante das instalações da CIISDS, apresentar o modo de utilização das denúncias anônimas perante as ações de busca exploratória realizadas pela Unidade de Operações de Inteligência e descrever como as denúncias anônimas são trabalhadas nas operações de análise de inteligência. Para isso, buscou-se trazer uma abordagem histórica e conceitual sobre a atividade de inteligência no Brasil e no mundo, o surgimento do Disque Denúncia no Brasil e na Paraíba, bem como, sua relação com a Inteligência Policial, até demonstrar como a denúncia anônima é utilizada pelas unidades de Análise e Operações de inteligência da CIISDS. A metodologia baseou-se numa pesquisa bibliográfica, com fins exploratórios e pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, com aplicação de método dedutivo. Os resultados demonstraram a necessidade de profissionalização das relações entre o setor do Disque Denúncia e as unidades instaladas na CIISDS, principalmente no que tange ao livre acesso dos analistas de inteligência ao banco de dados das denúncias e à utilização desses dados como parte integrante da produção do conhecimento de inteligência.
Descrição: BARBOSA, João Batista Micena. O disque denúncia da polícia civil da Paraíba como meio de obtenção de dados para a atividade de inteligência. 2016. 90f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16696
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Micena Barbosa.pdf993.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.