Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16704
Título: Motivação no crime de homicídios: uma análise criminal das elucidações do crime de homicídios no ano de 2015 nas Cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos
Autor(es): Maciel, Anny Karoline Carneiro
Palavras-chave: Criminologia
Análise Criminal
Homicídios
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Percebe-se um aumento significativo dos homicídios no Brasil a partir de 1980 e este aumento mostrase ainda mais significativo na última década na região nordeste, mesmo período em que a região experimenta um crescimento econômico significativo, um paradoxo que desafia Analistas Criminais na compreensão de tal fenômeno e que acarreta um prejuízo econômico e social relevante ao Estado. A pesquisa versa sobre a Motivação no Crime de homicídios através de uma análise criminal das elucidações dos crimes de homicídios no ano de 2015 nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. A pesquisa se justifica, pois a partir deste diagnóstico é possível o planejamento de ações e de políticas públicas na prevenção da criminalidade homicida. O método de pesquisa foi o dedutivo. Quanto aos objetivos a pesquisa é do tipo exploratória e descritiva. Do ponto de vista da abordagem do problema, classifica-se como quantitativa e qualitativa. No que se refere as técnicas de pesquisa utilizamos a bibliográfica e documental em fontes primárias e secundárias, com consultas a textos legislativos constitucionais e infraconstitucionais. Quanto à natureza da pesquisa podemos classificá-la em aplicada. Como referencial teórico utilizamos William Thomas (desenvolvimento do conceito de “desorganização social”, nuclear na teoria ecológica do crime); Park e Burgess (através da preocupação com o crime como fenômeno sociológico-estatístico);C. Shaw e H. McKay (Relevante significado político-criminal, através da Teoria Sociológica do crime inauguram um modelo reformista da resposta ao crime. Aliando teoria e práxis); Tong, Bryant e Harvanth (Referem-se a diversos métodos desenvolvidos para orientar a investigação criminal); Julio Jacob Waiselfis (através da contribuição com o estudo do Mapa da violência por meio da evolução dos homicídios por armas de fogo no Brasil no período de 1980 a 2014); Túlio Kanh (defende a ideia de é possível através da gestão de segurança pública a redução da criminalidade entre outros autores. Verificamos que 92% das vítimas de homicídios são homens jovens em idade produtiva. A principal motivação é relação interpessoal entre autor e vítima tornando clara uma cultura adversarial e de sociabilidade violenta de resolver conflitos.
Descrição: MACIEL, Anny Karoline Carneiro. Motivação no crime de homicídios: uma análise criminal das elucidações do crime de homicídios no ano de 2015 nas Cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos. 2016. 74f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16704
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Karoline Carneiro Maciel.pdf1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.