Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16705
Título: Operações de inteligência e a operação Riga: Uma análise crítica da operação do serviço secreto israelense desencadeada no Brasil.
Autor(es): Trindade, Daniella Vicuuna de Oliveira
Palavras-chave: Operações de Inteligência
Operação Riga
Mossad
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Este trabalho traz, a partir do tema Inteligência Policial e Operações de Inteligência, a análise da Operação Riga, uma operação do Mossad, agência de inteligência do Estado de Israel, executada no Brasil. Para avaliação dessa operação utilizamos a técnica metodológica da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, visando compreender se a operação estudada atendeu aos princípios da atividade de inteligência indicados pela doutrina, quais ações de busca e técnicas operacionais foram utilizadas e como se deu seu planejamento. Buscamos ainda descrever o que é o Mossad, compreender sua estrutura organizacional e explicar a origem e funções de uma das subunidades da agência, denominada Kidon. Esta pesquisa foi direcionada a identificar se a Operação Riga foi executada em observância aos fundamentos e princípios norteadores da atividade de inteligência, fazendo um paralelo entre a Operação Riga e a doutrina sobre Operações de Inteligência, bem como, entender o histórico e objetivos da agência de inteligência Mossad. Realizamos uma análise jurídica, à luz da legislação brasileira e internacional visando identificar a legalidade da execução da Operação Riga, em território nacional, eis que planejada e executada por uma agência de inteligência alienígena. Como fonte da pesquisa bibliográfica, nosso trabalho se assentou especialmente nas lições de Eric Fratinni, Romero Menezes e Valério Mazzuolli.
Descrição: TRINDADE, Daniella Vicuuna de Oliveira. Operações de inteligência e a operação Riga: Uma análise crítica da operação do serviço secreto israelense desencadeada no Brasil. 2016. 49f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16705
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniella Vicuuna de Oliveira Trindade.pdf979.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.