Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16708
Título: O poder político da família tavares: Sítio Geraldo - Alagoa Nova 1960-1975
Autor(es): Couto, Renato Fagner Fernandes
Palavras-chave: História – Sítio Geraldo de Alagoa Nova
Oligarquia
Identidade Sociocultural
Data do documento: 27-Nov-2012
Resumo: Neste trabalho objetiva-se entender, dentro do processo político e social do Sítio Geraldo de Alagoa Nova entre os anos de 1960-1975, como os camponeses buscaram ao longo dos tempos sua emancipação das práticas coronelistas da Família Tavares. A emancipação do trabalhador, em relação ao grande proprietário de terra (Família Tavares), se fez, por meio de resistências individuais cotidianas, o que acabaria por formar sua identidade sociocultural. É dentro da Nova História política que entra o objeto de pesquisa a ser analisado. Nesse sentido essa nova história (cultural e do poder político) representou a reabertura do diálogo entre a história e outros ramos do conhecimento como a sociologia, ciências políticas, antropologia, linguística, possibilitando o surgimento de novos objetos e, sobretudo, de novas abordagens; Esse foi o caso da História Política, que apenas tinha interesse em enfocar os fatos dos chamados “de cima”. Ao contrário dessa perspectiva, surgiu agora a Nova História Política, a qual destinava seu olhar e preocupação em estudar os fatos políticos que envolvem a sociedade de forma geral, onde os chamados “de baixo”, seriam lembrados e participantes dos processos históricos de dada sociedade. O trabalho com fontes orais e bibliográficas, para uma nova abordagem sobre a temática foi utilizado neste trabalho para uma melhor compreensão da construção da identidade local do trabalhador pobre-livre no Sítio Geraldo, a partir de uma reflexão sobre o trabalho de Michel de Certeau (1994), que possibilita uma fantástica análise de como cotidianamente os mais “fracos” conseguem dar golpes nos mais “fortes”, golpes astuciosos, pequenos, porém grandes para quem os aplica com prodigiosa virtuosidade.
Descrição: COUTO,R. F. F. O poder político da família tavares. Sítio Geraldo - Alagoa Nova 1960-1975. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16708
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Fagner Fernandes Couto.pdf419.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.