Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16711
Título: As representações do nordestino migrante: uma análise do filme: Lula, o filho do Brasil
Autor(es): Buriti, Joanito Almeida
Palavras-chave: Migrante Nordestino
Cinema Brasileiro
História
Data do documento: 25-Jun-2012
Resumo: A partir do percurso sistemático de análise como estratégia de interpretação, investigaremos as representações do nordestino migrante presente no filme brasileiro Lula, o filho do Brasil (2009), de Fábio Barreto. Problematizaremos as temáticas voltadas para o contexto histórico das produções nacionais, da sagacidade de homens e mulheres da região Nordeste, da qualificação dos filmes nacionais produzidos nesta época, na intenção de expandir as fronteiras do conhecimento histórico. Explorando algumas das mais recentes teorias e indagações sobre um novo olhar teórico-metodológico da história sobre o cinema, abordaremos tanto as óticas dos autores Borges (2003), Aires (2008) e Bittencourt (2004), quanto as inúmeras visões dos cineastas sobre o Nordeste, que remete às formações dos movimentos rurais: Messiânico e Cangaço.
Descrição: BURITI, J. A. As representações do nordestino migrante: uma análise do filme: Lula, o filho do Brasil. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16711
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Joanito Almeida Buriti.pdf407.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.