Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16715
Título: Recrutamento e seleção de agentes de inteligência: parâmetros normativos e problemas práticos
Autor(es): Andrade, Dailson Batista de
Palavras-chave: Recrutamento
Seleção de Pessoal
Inteligência Policial
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: A problemática abordada nesse estudo visa identificar se processo de seleção e recrutamento dos agentes policiais que atuam na Gerência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública no Estado da Paraíba corresponde aos princípios da Doutrina de Inteligência de Segurança Pública- DNISP. Esta monografia tem como objetivo principal analisar o processo de recrutamento e seleção do Agente Policial que atua no serviço de Inteligência do Estado da Paraíba, como mecanismo de gestão de pessoas. E tem como objetivos específicos: apresentar um padrão simplificado dos métodos e técnicas de recrutamento e seleção em uma organização de Inteligência Policial; e conhecer o processo de recrutamento e seleção dos Agentes Policiais adotado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Paraíba, mas especificamente na área de Inteligência Policial. A relevância social deste estudo diz respeito a prevenção e ao combate da criminalidade na resolução de casos diversos que subsidiem a tomada de decisões, visando contribuir para maiores resultados nas operações policiais e de inteligência. Dessa forma, este trabalho busca identificar se as medidas adotadas pela Secretaria de Segurança do Estado com relação ao processo de recrutamento e seleção de profissionais de segurança pública para ocupar o cargo de agente de inteligência policial atende aos requisitos básicos previstos na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública –DNISP. Segundo os ensinamentos da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública a ausência de um processo adequado de recrutamento e seleção pode causar sérios prejuízos às instituições de inteligência policial, consideradas como áreas sensíveis. Considerando os objetivos deste estudo foi enfatizada uma abordagem de uma pesquisa descritiva e adotado como procedimento técnico a revisão bibliográfica de artigos, monografias e documentos oficiais que tratam da temática “Recrutamento e Seleção de Agentes de Inteligência Policial” com o propósito de melhor compreender as técnicas e estratégias empregadas nesse processo e como elas são aplicadas no campo de pesquisa.
Descrição: ANDRADE, Dailson Batista de. Recrutamento e seleção de agentes de inteligência: parâmetros normativos e problemas práticos. 2016. 45f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16715
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dailson Batista de Andrade.pdf653.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.