Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16718
Título: Êxodo rural e crescimento urbano no município de Arara - PB
Autor(es): Alves, Marcos Antônio dos Santos
Palavras-chave: Êxodo rural
Relação campo/cidade
Insegurança no campo
Arara - PB
Data do documento: 18-Abr-2018
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo entender os fatores que influenciaram o êxodo rural entre os anos de 2001 e 2016, no município de Arara – PB e que contribuíram para o rápido surgimento das ruas Severino Pereira da Silva e Professor José Erivaldo de Lima Silva, na periferia da cidade. Busca também, avaliar os reflexos sócioespaciais desses novos espaços produzidos a partir deste êxodo interno no referido município. A escolha da referida temática, deve-se ao fato de tal processo está cada vez mais presente nas pequenas e médias cidades, atualmente. Tal escolha é também, devido ao fato de vir acompanhando as relações estabelecidas entre o campo/cidade de Arara – PB. Optou-se por utilizar o espaço geográfico e o território como categorias de análise em convergência ao método dialético, haja vista que se partiu do entendimento que as relações campo/cidade se efetivaram através de conflitos, e os espaços resultantes de tais relações conflituosas são espaços produzidos e reproduzidos através de objetos e ações marcadamente antagônicos. Trata-se de um estudo de caso, em que foi utilizado como instrumentos de pesquisa: a observação in loco, leitura bibliográfica, realização de entrevistas e a aplicação de questionários destinados a uma amostragem de 85 habitantes (30 famílias) residentes nas ruas supramencionadas, durante o segundo semestre de 2017. Constata-se que, a insegurança no campo, em especial, e a procura por melhores condições de vida, motivaram a realização do êxodo rural para a periferia da cidade. Além disso, muitas dessas famílias não perderam os seus vínculos com o campo, preservando, ainda que morando na cidade, o contato com a natureza e as relações de trabalho. Trata-se de um contingente de famílias que possuem baixo grau de instrução e renda entre menos de um salário mínimo e acima de dois salários mínimos, sendo compostas por trabalhadores agrículas e aposentados, em sua maioria. Dessa forma, se faz necessário, por parte dos mais diversos representantes políticos da esfera municipal, estadual e federal, a ampliação e execução de políticas públicas destinadas às comunidades rurais. Sobretudo, políticas que estejam ligadas a área de segurança, pois a ausência de políticas públicas destinadas às comunidades rurais, contribui para o surgimento de problemas sociais e a elevação das taxas de esvaziamento demográfico no campo. Acarretando sérios reflexos para aqueles que vivem em pequenas e médias cidades.
Descrição: ALVES, M. A. dos S. Êxodo rural e crescimento urbano no município de Arara - PB. 2018. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16718
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Antônio dos Santos Alves.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.