Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16720
Título: Análise criminal e atividade de inteligência nas delegacias de polícia civil
Autor(es): Azevedo, Alcebíades Barbosa de
Palavras-chave: Análise Criminal
Inteligência Policial
Delegacia de Polícia Civil
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: A investigação criminal desempenhada pelos órgãos de segurança, especificamente pela polícia judiciária, é regida pelos ditames legais, norteados pela Constituição Federal, na salvaguarda de direitos e garantias fundamentais, e desenvolvida pela Polícia Civil. Nesse processo são utilizados métodos e técnicas investigativas já consolidadas, além de outras práticas que se apresentam como auxiliares no processo investigativo, a exemplo da análise criminal e da atividade de inteligência policial, que estão cada vez mais se desenvolvendo nos últimos anos, passando a ser efetivamente empregadas no ramo da segurança pública, em especial da investigação criminal. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral e orientação o seguinte questionamento: Como as unidades policiais de João Pessoa utilizam a Análise Criminal e a Inteligência Policial em sua atuação no combate à criminalidade. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Verificar a viabilidade de institucionalização da cultura de inteligência e análise criminal no âmbito das delegacias de polícia da Paraíba. Assim, a pesquisa foi dividida em três capítulos, onde o primeiro foi destinado a apresentar um aporte teórico sobre a Análise criminal no Brasil, o segundo capítulo foi destinado a traçar um histórico sobre atividade de inteligência e no terceiro capítulo buscou-se descrever as experiências de unidades policiais com a utilização sistematizada da análise criminal e da inteligência policial. A metodologia utilizada se baseou numa pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa, com emprego do método dedutivo, e bibliográfica, tendo ainda uma pesquisa de campo com coleta de informações através de entrevistas informais. Concluiu-se que faltam investimentos nos setores de Análise Criminal da Unidade de Inteligência da Polícia Civil, como também no Núcleo de Estatística, ambos vinculados à Delegacia Geral de Polícia Civil, mas que não possuem qualquer formalização legal, como também, é preciso desenvolver a sistematização do uso da inteligência policial em delegacias distritais, a fim de otimizar o trabalho investigativo, posto que essas experiências já existem em unidades policiais especializadas, e estas têm alcançado resultados satisfatórios, com altos índices de prisões e apreensões.
Descrição: AZEVEDO, Alcebíades Barbosa de. Análise criminal e atividade de inteligência nas delegacias de polícia civil. 2016. 48f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16720
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcebíades Barbosa de Azevedo.pdf664.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.