Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16721
Título: Novo cangaço, os crimes contra estabelecimentos bancarios: em busca do perfil dos criminosos
Autor(es): Morais, André Sette Carneiro de
Palavras-chave: Roubo a Banco
Inteligência Policial
Repressão
Data do documento: 2-Dez-2016
Resumo: Com o desenvolvimento social, o acesso ao crédito, principalmente direcionado aos mais carentes, interiorizou várias instituições bancárias, a partir do avanço tecnológico no gerenciamento de pagamento de diversas fontes de pessoal e aposentados. O presente trabalho tem como objetivo geral, traçar um perfil dos criminosos, a partir do mapeamento das ocorrências e dos envolvidos com crimes de roubo a banco na Paraíba. Para tanto, dividimos o trabalho em três capítulos: no primeiro, buscou-se estudar as principais modalidades, como o “novo cangaço e as explosões”, sua forma de estruturação, planejamento, resultados, e a ocultação destes bens e valores, que fortalecem as quadrilhas e possibilitam o investimento em modalidades criminosas mais rentáveis, como o tráfico de entorpecentes. Foram analisados pontos atinentes à verificação de ausência de legislação especifica que capitule os furtos com a utilização de explosivos, bem como aspectos da nova lei de crime organizado e lavagem de ativos, e buscando mostrar como a atividade de inteligência tem contribuído para o combate ao crime contra o patrimônio, no caso em estudo o roubo e furto a banco. O segundo capítulo apresenta a contribuição da atividade de inteligência no combate ao roubo a estabelecimento bancário, a criação do sistema estadual de inteligência, as ações de inteligência no combate as quadrilhas e tipo legal e também os elementos de inteligência aplicados no combate ao Novo Cangaço. E no terceiro capítulo, tratou de identificar a estatísticas envolvendo roubos a banco na Paraíba, as ações contra estabelecimentos bancários na Paraíba, as quantidades e modalidades das ações criminosas no Estado as análises de dados das ocorrências no ano de 2015 e das ações registradas em 2016. A metodologia baseou-se numa pesquisa aplicada, bibliográfica, qualitativa, com aplicação de método dedutivo, permitindo traçar as principais características das associações criminosas que praticam este tipo de delito, com análise dos dados colhida em fontes abertas.
Descrição: MORAIS, André Sette Carneiro de. Novo cangaço, os crimes contra estabelecimentos bancarios: em busca do perfil dos criminosos. 2016. 61f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16721
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Sette Carneiro de Morais.pdf798.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.