Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16726
Título: Emprego de fontes humanas de informação na Coordenação Integrada de Inteligência de Segurança e Defesa Social - CIISDS e na Unidade de Inteligência Policial da Polícia Civil - UNINTELPOL, do Estado da Paraíba
Autor(es): Santiago, Armando da Silva
Palavras-chave: Segurança Pública
Polícia Civil
Investigação
Inteligência Policial
Fontes Humanas
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: Os elevados índices de criminalidade provocam na sociedade uma elevada sensação de insegurança pública, desta forma a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social e a Polícia Civil da Paraíba tem realizado várias ações para reduzir a violência, entre elas operações inteligência policial. Assim o presente trabalho tem como objetivo verificar a existência do emprego de fontes humanas de informação, na modalidade de recrutamento operacional, na Coordenação Integrada de Inteligência de Segurança e Defesa Social – CIISDS e na Unidade de Inteligência Policial da Polícia Civil – UNINTELPOL, do Estado da Paraíba. Assim o trabalho tratou do contexto atual da Segurança Pública, em relação a sensação de insegurança e como os entes federativos, União, Estados e Municípios tem agido nos últimos anos para combater a criminalidade. Posteriormente foi dedicada uma seção para funções legais e investigativas da Polícia Civil, principalmente como setor necessário para coleta de informações. Nas Seções 4 e 5 foi tratado sobre a inteligência de estado e inteligência policial com aprofundamento sobre tema de fontes humanas de informação e o processo de recrutamento de colaboradores e informantes. A metodologia se deu por processo dedutivo, através de uma pesquisa indireta, documental e bibliográfica, com uso de textos normativos e publicações acadêmicas. Outra etapa metodológica foi pesquisa exploratória através de uma observação direta extensiva através de questionamentos as agências de inteligências sobre a existência da modalidade de recrutamento operacional de colaboradores e informantes. Concluiu-se que os entes federativos, com seus respectivos órgãos praticam ações no combate a criminalidade e os setores ligados a segurança pública possuem setores de inteligência. Todavia modalidade de recrutamento operacional de fontes humanas inexiste na CIISDS e UNINTEPOL, por falta de legislação que regule tal atividade.
Descrição: SANTIAGO, Armando da Silva. Emprego de fontes humanas de informação na Coordenação Integrada de Inteligência de Segurança e Defesa Social - CIISDS e na Unidade de Inteligência Policial da Polícia Civil - UNINTELPOL, do Estado da Paraíba. 2016. 74f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16726
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Armando da Silva Santiago.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.