Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16728
Título: Tecnologia da informação: avanços e retrocessos no uso de sistemas nas operações policiais que envolvem Inteligência de segurança pública
Autor(es): Melo, João Ildefonso Costa de
Palavras-chave: Segurança Pública
Atividade de Inteligencia
Tecnologia da Informação
Data do documento: 1-Jan-2016
Resumo: A cada momento, as polícias no Brasil vão desenvolvendo métodos de atuação mais eficazes que possam combater de igual maneira a criminalidade. Nesse aprimoramento, o uso da tecnologia da informação (TI) tem sido aliado constante das forças policias, e os resultados estão mostrando que a TI é uma processo que vem aperfeiçoando, cada vez mais, o trabalho investigativo. O objetivo geral desse trabalho é compreender a importância da tecnologia da informação para o processo de investigação criminal, estudando desta forma sua contribuição nos resultados das investigações. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: conceituar a inteligência de segurança pública e a inteligência policial; mostrar o uso da tecnologia da informação na investigação criminal; e apontar alguns resultados obtidos no ano de 2015, nas operações de inteligência da UNABE/UNINTELPOL, a partir do uso da tecnologia da informação. O referido trabalho se encontra divido em três capítulos. O primeiro capítulo traz uma abordagem sobre a inteligência de segurança pública, apresentando definições, aplicações e a estrutura dos sistemas de inteligência da União, do Estado da Paraíba e da Polícia Civil. O segundo capítulo foi dedicado à tecnologia da informação, apresentado seus conceitos, seus principais sistemas disponíveis, aplicabilidade no cotidiano das pessoas, para ações criminais e, obviamente, nas ações de inteligência. No terceiro capítulo, foram apresentados os resultados estatísticos obtidos pelas operações policiais assessoradas pela atividade de inteligência, apresentando as suas vantagens, desvantagens e desafios. A metodologia baseou-se numa pesquisa aplicada, com abordagem quali-quantitativa, uma pesquisa quanto ao objetivo geral, predominantemente, explicativa, sendo ainda bibliográfica, de campo e documental. Dessa maneira, constatou-se a relevante contribuição da TI para as investigações criminais que envolvem atividade de inteligência, valendo ressaltar que há desafios no tocante a ampliar o efetivo humano, e o investimento em tecnologia, frente às constantes inovações também utilizadas pelos criminosos.
Descrição: MELO, João Ildefonso Costa de. Tecnologia da informação: avanços e retrocessos no uso de sistemas nas operações policiais que envolvem Inteligência de segurança pública. 2016. 74f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16728
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Ildefonso Costa de Melo.pdf877.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.