Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16730
Título: O disque denúncia da Polícia Civil da Paraíba no combate à criminalidade
Autor(es): Maciel, Clodoaldo Sérvulo
Palavras-chave: Disque denúncia
Criminalidade
Polícia Civil do Estado da Paraíba
Data do documento: 12-Dez-2016
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica de todo trabalho produzido pelo Disque Denúncia da Polícia Civil do Estado da Paraíba, que funciona através da participação direta da sociedade civil, bem como, o reflexo dessa sistemática no combate à criminalidade. Criado inicialmente para ajudar as polícias no esclarecimento de crimes, através do recebimento de ligações anônimas da população, este instrumento tem se destacado também em outros aspectos, tendo em vista que lida diariamente com as mais variadas demandas, e por manter uma relação direta com sentimentos de justiça, temor e insegurança da população. O trabalho ora apresentado parte do surgimento do disque denúncia no país, abordando um pouco do contexto social e político da época, de sua difusão para outros entes da federação, até chegar à Paraíba. Analisando não somente os resultados positivos, como também suas implicações no espaço e no tempo. Posteriormente será analisado o processo de construção da denúncia (denunciante x analista) enfocando o seu processo de tramitação e legitimação, que poderá ser elevada a uma narrativa criminal. Com relação à metodologia utilizada, vale ressaltar que após levantamento bibliográfico, os estudos realizados sobre esse tema são escassos, por isso foi dado ênfase ao banco de dados do Sistema de Controle de Denúncias (SCONDE), que é o sistema operacional da Polícia Civil da Paraíba, onde foram feitas observações entre janeiro de 2014 a novembro de 2015, e aplicada à análise documental. Métodos quantitativos foram realizados no sistema operacional e na Central do Disque Denúncia da Paraíba graças ao acesso a relatórios, dados gráficos, e tabelas. Visando uma conotação mais realística sobre o estudo foram feitas algumas abordagens (entrevistas informais) envolvendo analistas, policiais civis e representantes da sociedade (pesquisa de satisfação do serviço). A compreensão da sociedade e de todos os envolvidos, com a dinâmica utilizada na produção dos trabalhos, e consequentemente, com a produção do conhecimento irá refletir de forma positiva na política de redução da criminalidade local.
Descrição: MACIEL, Clodoaldo Sérvulo. O disque denúncia da Polícia Civil da Paraíba no combate à criminalidade. 2016. 50f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16730
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clodoaldo Sérvulo Maciel.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.