Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16732
Título: Inteligência policial: a atividade de inteligência na produção de provas no processo criminal
Autor(es): Cardoso, Humberto de Almeida
Palavras-chave: Atividade de Inteligência
Polícia Judiciária
Processo Criminal
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho tem como elemento impulsionador a realidade vivenciada pelos policiais que atuam vinculados às Agências de Inteligência da Polícia Civil. Para alcançar os resultados desejados, os agentes de inteligência, quando em missão, fazem uso de técnicas e metodologias próprias, muitas vezes desconhecidas das pessoas em geral, o que acaba provoca muitas vezes dúvidas quanto à legalidade desse tipo de ação. Sendo a atividade de inteligência relativamente nova no âmbito de segurança pública, é comum surgir questionamentos por parte de advogados de defesa, quanto à validade ou não das provas produzidas pelos agentes que se utilizaram de técnicas de inteligência. Além disso, há ainda a insegurança dos próprios agentes quanto à legalidade de seus atos em determinadas ações, visto que a regulamentação desse tipo de atividade ainda é muito incipiente. Assim, através de pesquisa bibliográfica e de pesquisa em fontes abertas, este trabalho apresenta as origens e os fundamentos da Atividade de Inteligência no contexto atual, a fim de entender qual o emprego dado a essa importante atividade de combate à criminalidade. Tomando por referencial o manual da Atividade de Inteligência de Segurança Pública (AISP), chamado Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública - DNISP, e cotejando com o que é previsto na Constituição Federal, Código de Processo Penal e outros dispositivos legais, o presente trabalho procurou compreender o que é Atividade de Inteligência Policial, quais são suas metodologias e técnicas utilizadas na coleta de provas, com o objetivo de apresentar aos agentes de operações de inteligência os mecanismos legais que oferecem o suporte legal as provas produzidas por esses agentes. Por fim, foi realizada uma breve análise quanto aos aspectos legais da prova no processo penal, buscando identificar se a Legislação Brasileira em vigor é adequada para validar as provas produzidas pela Inteligência de Polícia Judiciária, ao ponto de serem capaz de fundamentar a condenação de um réu.
Descrição: CARDOSO, Humberto de Almeida. Inteligência policial: a atividade de inteligência na produção de provas no processo criminal. 2016. 39f. Monografia (Inteligência Policial e Análise Criminal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16732
Aparece nas coleções:I - IPAC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Humberto de Almeida Cardoso.pdf563.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.