Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16739
Título: Motivação e comprometimento organizacional:estudo de caso com os policiais civis atuantes no município de Cabedelo-PB
Autor(es): Oliveira Filho, Ademir Fernandes de
Palavras-chave: Motivação
Fatores motivacionais
Comprometimento organizacional
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: Ao longo dos anos, as instituições públicas vêm passando por uma série de mudanças, onde as configurações de trabalho se alteram de forma considerada, pois se antes a visão era funcional, direcionada para o conhecimento e técnicas, hoje o foco principal são as potencialidades do seu quadro de servidores. Nesse sentido, o interesse pela motivação e o comprometimento de servidores públicos na gestão estratégica, têm contribuído para o sucesso das organizações públicas. Diante dessa constatação, este estudo tem por objetivo analisar os fatores motivacionais preponderantes para satisfação e comprometimento no trabalho no âmbito da esfera pública – Delegacias de Polícia de Civil de Cabedelo- PB. Quanto aos procedimentos metodológicos; trata-se de um estudo descritivo, exploratório, baseado num estudo de caso; aplicado a 22 agentes (dentre eles, Delegados, Agentes de Investigação, Escrivães, dentre outros); assegurando-se o caráter sigiloso de identificação) o que corresponde a 88% do universo considerado. Foi utilizado o instrumento questionário, composto por quatro variáveis, (para avaliação do perfil dos servidores e principais fatores higiênicos e motivacionais) as quais possibilitaram por meio de análise estatística descritiva chegar aos resultados mais significativos, dentre os quais que os dados coletados demonstraram que as unidades policiais estudadas têm um satisfatório nível de motivação e comprometimento organizacional na consecução dos seus trabalhos, não havendo, em alguns casos, como mensurar a eficácia da motivação e do comprometimento de maneira exata, embora os resultados sejam refletidos pelos servidores. Assim sendo, permite-se concluir diante do trabalho realizado, a motivação humana e o comprometimento organizacional dentre todas as tribulações que as instituições enfrentam para garantir sua sobrevivência, talvez seja uma das mais complexas. Como abordado nessa pesquisa, à motivação extrínseca pode ser estimulada por programas ou medidas adotadas pela instituição para estimular a equipe a estar motivada. Entretanto, a motivação intrínseca, a mais complexa do ponto de vista psicológico apenas pode ser estimulada pelo próprio indivíduo que busca dentro do próprio ser razões para existir e para desempenhar o seu papel na sociedade.
Descrição: OLIVEIRA FILHO, Ademir Fernandes de. Motivação e comprometimento organizacional: estudo de caso com os policiais civis atuantes no município de Cabedelo-PB. 2016. 74f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16739
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ademir Fernandes de Oliveira Filho.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.