Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16742
Título: A adequação funcional do servidor policial civil como otimização da prestação do serviço de segurança pública na Paraíba
Autor(es): Ferraz, Emília Oliveira Mello
Palavras-chave: Servidor Policial Civil
Adequações Funcionais
Gestão de Resultados
Data do documento: 15-Dez-2016
Resumo: A presente pesquisa teve por escopo demonstrar que a adequação funcional do servidor, mais especificamente do policial civil, pode otimizar a prestação do serviço de segurança pública, observando-se que a tão disseminada ideia de funcionalismo ineficaz no Brasil pode estar ligada a um desajuste funcional, onde o princípio da eficiência acaba sendo preterido pelos prestadores do serviço público. Posteriormente, ao se adentrar no âmbito da Segurança Pública e nas atribuições específicas da Polícia Civil, define-se o papel do Inquérito Policial, bem como dos principais servidores policiais (Delegado de Polícia, Escrivão de Polícia e o Agente de Investigação). Nesse diapasão, verifica-se a questão da adequação dos servidores, adequando a sua lotação de acordo com o seu perfil e, para tanto, faz-se uma comparação prática entre duas unidades policiais especializadas, situadas na Paraíba, na cidade de João Pessoa, de um lado a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio - DCCPAT e de outro a Delegacia de Meio Ambiente - DMA, inclusive, comparando-se a produtividade de ambas com relação às representações de medidas cautelares ao Poder Judiciário, bem como ao número de prisões efetuadas. Nesse sentido, caracteriza-se o trabalho como de natureza exploratória e de abordagem quantitativa, coletando-se os dados por meio de entrevista semiestruturada e os elementos da amostra escolhidos de forma não aleatória e intencional. Ao final, faz-se a análise e discussão dos dados colhidos nas duas delegacias de polícia supramencionadas, o que, depois de somada à pesquisa bibliográfica e também à prática profissional da autora, constata-se que o resultado da produção da unidade policial sofre influências quando há a adequação entre o desempenho funcional e as características e habilidades pessoais do servidor, o que pode ser ratificado com estudos posteriores no mesmo sentido.
Descrição: FERRAZ, Emília Oliveira Mello. A adequação funcional do servidor policial civil como otimização da prestação do serviço de segurança pública na Paraíba. 2016. 44f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica na Segurança Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16742
Aparece nas coleções:I - EGESP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emília Oliveira Mello Ferraz.pdf809.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.