Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16749
Título: Partição de habitat e recursos entre Eucinostomus argenteus e Eucinostomus melanopterus em diferentes mesohabitats de um estuário tropical, Nordeste do Brasil
Autor(es): Gouveia, Thayane Priscila Veloso
Palavras-chave: Gerreidae
Mesohabitats
Manguezal
Estuários tropicais
Data do documento: 9-Fev-2017
Resumo: Os estuários são ecossistemas de grande importância para diversas espécies de peixes, constituindo uma área de alimentação, refúgio e berçário. Esses ecossistemas possuem ainda mesohabitats como bancos de fanerógamas, planícies de maré e manguezais, tais habitats possuem uma complexidade estrutural com capacidade de suportar diversos organismos. Os peixes da família gerreidae estão amplamente distribuídos em ecossistemas costeiros, e em grande abundância, e por isso são importantes espécies para entender a dinâmica desses sistemas. Este trabalho tem como objetivo analisar a dieta e distribuição espaço-temporal de duas espécies de carapicus em diferentes mesohabitats no estuário do Rio Mamanguape- PB, Brasil. As amostragens foram realizadas no período chuvoso e seco em bancos de fanerógamas, planícies lamosas e manguezais. As variáveis ambientais foram aferidas com uma sonda multiparamétrica. Para a captura das amostras foram feitos arrastos paralelos à praia utilizando-se uma rede do tipo picaré. Foram capturados 656 espécimes de Eucinostomus argenteus e 745 de Eucinostomus melanopterus. Temperatura, Ph e transparência estáveis durante o período de amostragem. Maior abundância de E. argenteus foi encontrada nas áreas de fanerógamas enquanto que a de E. melanopterus no manguezal. As planícies lamosas apresentaram as duas espécies em abundância equivalente. A dieta das duas espécies foi muito similar, baseada principalmente em itens do zooplancton (Calanoida, Cyclopoida). As espécies apresentaram dois mecanismos chave para a partição de recursos, o primeiro foi por distribuição diferenciada e o segundo por variação volumétrica na captura da presa principal (microcrustáceos).
Descrição: GOUVEIA, T. P. V. Partição de habitat e recursos entre Eucinostomus argenteus e Eucinostomus melanopterus em diferentes mesohabitats de um estuário tropical, Nordeste do Brasil. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16749
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayane Priscila Velosos Gouveia.pdfPDF - Thayane Priscila Velosos Gouveia16.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.