Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16752
Título: Atividade antifúngica e antibiofilme do extrato das folhas da Guapira graciliflora Mart. Contra espécies de cândida: Estudo in vitro
Autor(es): Costa, Tereza Karla Vieira Lopes da
Palavras-chave: Candida albicans
Biofilme dentário
Guapira graciliflora Mart.
Data do documento: 8-Fev-2017
Resumo: A Candidíase oral é uma infecção fúngica oportunista causada por espécies por gênero Candida. Em virtude do risco de candidemia em pacientes imunocomprometidos e do aumento da resistência desses microrganismos aos antifungicos convencionais, surge a necessidade de novas soluções terapêuticas, sendo as plantas medicinais uma alternativa de tratamento. O presente estudo avaliou a atividade antifúngica e antibiofilme do extrato das folhas da Guapira graciliflora Mart. A atividade antifúngica do extrato foi analisada através da técica de microdiluição em caldo, com determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) frente às cepas Candida albicans ATCC 10231; Candida dubliniensis CBS 7889; Candida glabrata CBS 07; Candida krusei CBS 573. A capacidade em inibir a formação de um biofilme de C. albicans foi avaliada considerando o número de unidades formadoras de colônias (UFC/mL) e a atividade metabólica (MTT) nas concentrações CIM (125 µg/mL), 10 vezes a CIM (1250 µg/mL) e 100 vezes a CIM (12500 µg/mL). O extrato apresentou moderada atividade antifúngica sobre C. albicans, C. glabrata e C. krusei e forte atividade sobre C. dubliniensis. A concentração 12500 µg/mL foi a mais efetiva em reduzir o número total de células e atividade metabólica da C. albicans, mantendo 44,4% e 42,9% do número de UFC/mL de C. albicans viáveis e 34,6% e 52% das células ativas, nos períodos de 24 e 48 horas, respectivamente. O extrato mostrou ter atividade antifúngica frente às leveduras testadas. Para comprovação da sua eficácia e segurança no tratamento da candidíase, fazem-se necessários a realização de estudos clínicos.
Descrição: COSTA, T. K. V. L. da. Atividade antifúngica e antibiofilme do extrato das folhas da Guapira graciliflora Mart. contra espécies de cândida: Estudo in vitro. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16752
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tereza Karla Vieira Lopes da Costa.pdfPDF - Tereza Karla Vieira Lopes da Costa7.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.