Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16754
Título: Influência de uma intervenção fisioterapêutica sobre a capacidade funcional de idosos com demência
Autor(es): Cavalcanti, Evelly Marques
Palavras-chave: Idosos
Demência
Capacidade funcional
Intervenção fisioterapêutica
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: As demências estão mais prevalentes em detrimento do crescimento mundial da população idosa. Caracterizadas pelo comprometimento da memória associado ao declínio de ao menos outra função cognitiva, afetam a funcionalidade, impedindo-os de realizarem suas atividades de vida diária. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência de uma intervenção fisioterapêutica sobre a capacidade funcional de idosos com demência. Tratou-se de um estudo de intervenção, longitudinal, descritivo, analítico e quantitativo. Foram inclusos sete idosos portadores de demência. No momento pré-intervenção foram avaliados o grau da demência e a capacidade funcional. Durante 12 semanas foram submetidos a intervenção fisioterapêutica multimodal, enfocando a tarefa dupla, além de momentos com música, dança e pintura. Ao final da intervenção reavaliou-se a capacidade funcional. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e para comparação entre momentos pré e pós- intervenção, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Utilizou-se o programa estatístico SPSS 20, adotando-se nível de significância p<0,05. A amostra foi composta de maioria feminina (57,14%). A média de idade foi de 77 anos (±11,21). Todos eram aposentados. Houve predomínio da doença de Alzheimer (71,42%). A maioria apresentou grau de demência moderada (85,72%). A capacidade funcional média foi de 41,28 pontos (±11,19). Não houve diferença significativa em relação à capacidade funcional dentro da amostra, nos momentos pré e pós-intervenção. Conclui-se que a intervenção não influenciou satisfatoriamente na capacidade funcional dos idosos. Sugere-se a realização de outras pesquisas que proporcionem evidencias da efetividade dessa intervenção, contribuindo para sua aplicabilidade clínica.
Descrição: CAVALCANTI, E. M. Influência de uma intervenção fisioterapêutica sobre a capacidade funcional de idosos com demência. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16754
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Evelly Marques Cavalcanti.pdfPDF - Evelly Marques Cavalcanti34.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.