Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16756
Título: Representação ambiental dos catadores de materiais recicláveis de uma associação no município de João Pessoa-PB: Um estudo etnobiológico
Autor(es): Coutinho, Amanda Lucena
Palavras-chave: Preservação ambiental
Agente ambiental
Etnobiologia urbana
Data do documento: 30-Mar-2017
Resumo: O aumento descontrolado dos resíduos sólidos e a sua destinação inadequada têm preocupado toda sociedade. Neste cenário o catador de materiais recicláveis (CMR) se mostra como agente ambiental à medida que promovem a reinserção dos materiais recicláveis na cadeia produtiva reduzindo a quantidade de lixo e o uso de recursos naturais. Entretanto, a realidade de valorização e dignidade que esses trabalhadores buscam ainda não foi alcançada. O presente trabalho visou investigar a representação ambiental dos CMR da ASCARE-JP que atuam na região litorânea do município de João Pessoa-PB. A pesquisa tratou de um estudo exploratório quali-quantitativo e consistiu de observação participativa, entrevista semi- estruturada e conversação informal acerca da profissão, do meio ambiente e da preservação ambiental. Participaram da pesquisa 90% dos CMR da ASCARE-JP. Os dados foram analisados utilizando do Microsoft Excel 2010 e tomando por base a análise de conteúdo. Foi constatado que os CMR obtiveram melhorias trabalhistas, mas ainda insuficientes para assegurar os direitos que a constituição garante. Foi observado que os entrevistados entendem a sua importância para o meio ambiente e a maioria também reconhece que fazem parte do meio, este que está em constante modificação. O município de João Pessoa vem sofrendo bastante impacto do adensamento urbano como o desmatamento e a poluição. Portanto é necessário que a relação dos atores sociais, CMR e população, com o meio natural se torne mais próxima, afim de que todos possam cuidar dos recursos naturais que ainda restam na região.
Descrição: COUTINHO, A. L. Representação ambiental dos catadores de materiais recicláveis de uma associação no município de João Pessoa-PB: Um estudo etnobiológico. 2017. 44f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16756
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Lucena Coutinho.pdfPDF - Amanda Lucena Coutinho17.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.