Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16762
Título: Analisando a relevância do ensino de espanhol: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano
Autor(es): Silva, Edson Henrique Torres
Palavras-chave: Ensino da língua espanhola
Ensino Médio
Língua espanhola e Apreciação do professor, aluno
Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE)
Data do documento: 11-Mai-2018
Resumo: Diversos autores tratam da história dos espanhóis em terras brasileiras, considerando o início da colonização do Brasil, que foi se intensificando entre 1888 e 1930. Ainda na década de 1990, a Espanha já contava com dezenas de colônias por todas as Américas e milhares de espanhóis imigraram para essas colônias, com o objetivo de buscar riquezas, tendo em vista que os diversos problemas socioeconômicos estavam agravados na Espanha. No decorrer da história, Salvador e Santos (2012) apontam que as questões de escolha do ensino de língua estrangeira na educação básica brasileira, sempre estiveram relacionadas às questões de ordem econômica, cultural e política. Considerando o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, passou a surgir à preocupação e a necessidade de promover um trabalho educativo, com a finalidade de facilitar o processo de dominação e de expansão da religião cristã. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral avaliar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Espanhol em duas escolas da cidade de Sumé – PB. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Qual a visão das professoras e dos (as) alunos (as) das duas escolas analisadas com relação à relevância do ensino de Espanhol?. Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, documental, qualitativo e descritivo. Como resultado pode ser salientado que ficaram demonstradas fragilidades na legislação que trata de forma especificamente do ensino de Língua Espanhola, principalmente no que refere ao quantitativo de aulas, ou seja, uma por semana é insuficiente para garantir uma melhor aprendizagem e valorização do estudo e ensino da referida disciplina, conforme apontaram os alunos e as professoras participantes.
Descrição: SILVA, E. H. T. Analisando a relevância do ensino de espanhol: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano . 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16762
ISSN: CDD 372.6561
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Henrique Torres Silva.pdfPDF - Edson Henrique Torres Silva829.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.