Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16765
Título: Efeitos do método Pilates no equilíbrio postural em idosos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Ramos, Igor de Azevêdo Rodrigues da Costa
Palavras-chave: Pilates
Equilíbrio postural
Envelhecimento
Idosos
Data do documento: 4-Abr-2017
Resumo: O processo de envelhecimento é um fenômeno progressivo e irreversível, sendo caracterizado por diversas alterações morfológicas, fisiológicas, funcionais e bioquímicas. A tendência da população mundial é a longevidade, sendo o envelhecimento ativo e bem sucedido, cada vez mais buscado. Com isso, medidas de prevenção das doenças e promoção de saúde devem ser adotadas e difundidas para garantir uma boa qualidade de vida da população idosa. Entre as possibilidades para se alcançar o envelhecimento saudável, a prática de atividades físicas é considerada como de fundamental importância para diminuição dos riscos aos quais os idosos estão expostos no seu dia a dia. Entre as diversas opções de atividades físicas, o método Pilates se constitui como uma prática bastante popular, sendo indicada por sua eficácia tanto para crianças, como para adultos e idosos. Objetivo: realizar uma revisão sistemática a respeito dos efeitos do Método Pilates para melhora do equilíbrio em idosos. Metodologia: Revisão sistemática a partir das bases de dados eletrônicas Scielo, Lilacs/Bireme, PEDro, Medline e Pubmed. Utilizou-se como critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados e não randomizados e estudos de caso, nos idiomas português e inglês, publicados entre os anos de 2012 e 2017, que relacionem o Pilates ao equilíbrio de idosos. Resultados: Após a busca nas diferentes bases de dados, foram identificados 101 artigos e a partir da eliminação dos duplicados e dos que não se enquadravam nos critérios de inclusão, ou com os objetivos do estudo, foi realizada a análise aprofundada de quatro artigos remanescentes. Conclusão: A análise dos estudos evidenciam a eficácia do método Pilates para melhora do equilíbrio em idosos, assim como na redução aos riscos de quedas, porém devido à falta de estudos, não é possível afirmar se tal método é a forma de exercício mais indicada para os idosos.
Descrição: RAMOS, I. de A. R. da C. Efeitos do método Pilates no equilíbrio postural em idosos: Uma revisão sistemática. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16765
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor de Azevêdo Rodrigues da Costa Ramos.pdfPDF - Igor de Azevêdo Rodrigues da Costa Ramos17.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.