Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16767
Título: Manejo clínico do paciente vítima de ofidismo botrópico: relato de experiência
Autor(es): Mestre, Emanuelle Silvino Coelho Martins
Palavras-chave: Avaliação de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Acidentes ofídicos
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Introdução: Os acidentes ofídicos constituem um problema de saúde pública devido a grande quantidade em que ocorrem e a falta de informação sobre como prevenir e tratar essas ocorrências. Anualmente ocorrem cerca de 20 mil acidentes ofídicos sendo que aproximadamente 90% destes são acidentes botrópicos, configurando um importante dado epidemiológico. Diante disto o enfermeiro é um componente fundamental da equipe de saúde para tais atendimentos e se faz necessário um conhecimento prévio das manifestações clínicas do tipo de acidente e o tratamento correto para as vítimas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem como estagiária no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIAT-CG), com ênfase nos casos de ofidismo botrópico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência de estágio no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIAT-CG) que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (HETDLGF), no período de março de 2016 a novembro de 2017. Relato de experiência: Durante o estágio a plantonista desenvolveu atividades de orientação toxicológica, notificação dos casos de picadas de animais peçonhentos, avaliação de exames para indicação de conduta de soros. Para os casos de ofidismo ela notificou mais os casos de acidente botrópico pois estes são mais prevalentes, tendo atendido uma média de 30 pacientes vítimas desse agravo. Realizou evoluções de pacientes, exames físicos, colocando em prática conhecimentos adquiridos na universidade e aprendendo com as novas vivências do próprio estágio. Foi aprimorada dinâmica do funcionamento hospitalar e de como se adequar a esta realidade. Observou complicações decorrentes do envenamento botrópico e a necessidade do constante estudo sobre toxicologia, da observação de sinais e sintomas para diagnóstico e condutas adequadas, da atuação na equipe multiprofissional e do compromisso com o estágio. Considerações finais: A atuação no serviço possibilitou a vivência com casos de ofidismo botrópico, ensinando como agir e orientar, trazendo um diferencial na sua formação profissional. Mostrou a importância do mesmo para as vítimas que receberam atendimento especializado e para a estagiária que aprendeu com o serviço e teve acesso direto aos casos. Assim a vivência foi considerada exitosa e os conhecimentos adquiridos serão levados para sua vida profissional.
Descrição: MESTRE, E. S. C. M. Manejo clínico do paciente vítima de ofidismo botrópico: Relato de experiência. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16767
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelle Silvino Coelho Martins Mestre.pdfPDF - Emanuelle Silvino Coelho Martins Mestre9.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.