Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16769
Título: Associação das lesões orais nos pacientes atendidos em clínica de referência em prevenção e diagnóstico precoce do câncer oral
Autor(es): Luna, Thayná Pinto da Costa
Palavras-chave: Saúde oral
Câncer oral
Diagnóstico oral
Epidemiologia
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar a associação das lesões orais de pacientes atendidos em uma clínica de prevenção e diagnóstico precoce de câncer oral. Foi um estudo transversal, exploratório, por meio da técnica da observação indireta, utilizando prontuários preenchidos entre 2005 e 2016. Dos 1.250 prontuários de pacientes analisados, 509 apresentavam lesões orais. Realizou-se a análise estatística descritiva objetivando caracterizar a amostra. Em seguida, o Z-teste para comparação de proporções ajustado pelo método de Bonferroni foi usado para determinar diferenças significativas entre os grupos de lesões e características sociodemográficas dos pacientes. Posteriormente, foi realizada a Análise de Correspondência Múltipla (ACM), buscando identificar as relações entre as variáveis citadas. Todas as análises foram feitas usando o software IBM SPSS Statistics versão 20.0 (IBM Corp., Armonk, NY, USA). A maioria dos pacientes era formada por indivíduos do sexo feminino (69,7%), na 4ª (15,8%) e 5ª (17,8%) década de vida, não brancos (61,2%), assalariados (42,5%), analfabetos (49,7%) e com baixa renda (58,0%). O relato de tabagismo e etilismo foram, respectivamente, 10,8% e 13,4%. O grupo de lesão com maior frequência foi o de processos proliferativos não neoplásicos (28,3%). As regiões anatômicas mais afetadas foram lábio inferior, gengiva ou rebordo alveolar e palato, totalizando 54,3% dos casos. Houve a formação de três perfis distintos, a partir da análise comparativa entre os grupos de lesão e as características sociodemográficas dos pacientes. Conclui-se que a diversidade de lesões orais encontradas na população estudada, assim como, suas respectivas frequências demonstram a importância do conhecimento do cirurgião-dentista a respeito das lesões orais mais prevalentes e sobre o perfil dos indivíduos acometidos, visando facilitar o diagnóstico e otimizar a implementação de políticas de prevenção.
Descrição: LUNA, T. P. da C. Associação das lesões orais nos pacientes atendidos em clínica de referência em prevenção e diagnóstico precoce do câncer oral. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16769
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayná Pinto da Costa Luna.pdfPDF - Thayná Pinto da Costa Luna18.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.