Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16771
Título: As contribuições do PNAIC para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Claudino, Danielle Mirtes Oliveira
Palavras-chave: Educação Matemática
Formação continuada
Políticas públicas
Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: É na educação básica que desenvolvemos habilidades matemáticas usadas ao longo de toda vida acadêmica sendo necessário que os professores tenham uma sólida formação profissional e assim promova uma educação de qualidade. Por isso é essencial que os professores se mantenham atualizados em relação ao mundo e aos métodos usados em sala de aula. Um dos caminhos para essa atualização é a Formação continuada o que abordamos nesse trabalho. O objeto de estudo foi o programa de formação continuada Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito federal, dos Estados e dos Municípios. O objetivo do trabalho é diagnosticar as contribuições dadas pelo programa às práticas pedagógicas dos professores cursistas, que são professores do ciclo de alfabetização. Para isso foram analisados seis questionários de docentes participantes do PNAIC 2017, que trabalham no município de Queimadas- PB. Diante das respostas dos questionários podemos ver que essa formação contribuiu de forma positiva para auxiliar na prática pedagógica das docentes participantes do PNAIC.
Descrição: CLAUDINO, D. M. O. As contribuições do PNAIC para a formação continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16771
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Mirtes Oliveira Claudino.pdfPDF - Danielle Mirtes Oliveira Claudino13.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.