Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16772
Título: Qualidade da água potável utilizada na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Cabral, Crislaine Leôncio
Palavras-chave: Água potável
Água - Qualidade microbiológica
Tratamento da água
Data do documento: 27-Abr-2017
Resumo: A água tem influência direta na saúde e na qualidade de vida de uma população, sendo essencial realizar o tratamento da mesma para consumo humano e monitorar a adequação de suas características aos padrões exigidos pela legislação. O objetivo deste trabalho foi avaliar através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos a qualidade da água potável utilizada para consumo em alguns Centros da Universidade Estadual da Paraíba. Foram analisadas 9 amostras de água, sendo 5 provenientes de bebedouros de pressão, 3 de torneiras localizadas em lanchonetes e 1 amostra proveniente da estação elevatória da CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba), as amostras foram coletadas no período de novembro de 2016 á fevereiro de 2017. Utilizou-se a técnica de Número Mais Provável para pesquisa de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli. Para a contagem de micro-organismos viáveis totais (bactérias e fungos) utilizou-se a técnica da filtração em membrana. A determinação do pH e do cloro residual foi realizada utilizando-se um kit comercial de análise de água. Observou- se que todas as amostras provenientes de torneiras e uma amostra de bebedouro apresentaram resultados positivos para coliformes totais. Nenhuma amostra apresentou resultados positivos para coliformes termotolerantes e E. coli. Na contagem de micro- organismos viáveis totais, todas as amostras apresentaram resultados abaixo de 500 UFC/mL, variando entre 37 e 178 UFC/mL para bactérias e entre 1 e 23 UFC/mL para fungos; a amostra proveniente da estação elevatória apresentou-se com menor contaminação quando comparada com as provenientes de torneiras e com maior contaminação quando comparada com as amostras dos bebedouros. Todas as amostras apresentaram valores de pH e cloro residual dentro dos limites estabelecidos pela legislação. A diminuição da carga microbiana na água dos bebedouros de pressão confirma a eficácia deste tipo de tratamento. O aumento da carga microbiana da água nas torneiras pode estar relacionado à necessidade da limpeza dos reservatórios. Concluiu-se que a água potável avaliada pôde ser considerada apta ao consumo humano.
Descrição: CABRAL, C. L. Qualidade da água potável utilizada na Universidade Estadual da Paraíba. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16772
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crislaine Leôncio Cabral.pdfPDF - Crislaine Leôncio Cabral11.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.