Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16774
Título: Estudo comparativo da qualidade da água do Açude Epitácio Pessoa pré e pós transposição do Rio São Francisco
Autor(es): Alves, Isabel Thais Freitas
Palavras-chave: Crise hídrica
Transposição de águas
Água - Análise físico-química
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Apesar do Brasil ser considerado um dos países com maior reserva de água do mundo, a crise hídrica é uma realidade em várias regiões do país, em especial a região Nordeste, devido as poucas chuvas que assolam essa região, resultando em baixos níveis de água nos reservatórios. Decorrente dessa grave crise hídrica que assolou o estado da Paraíba desde 6 de dezembro de 2014, Campina Grande e outras 18 cidades abastecidas pelo açude de Boqueirão estavam enfrentando racionamento de água. No dia 18 de abril deste ano (2017), o açude Epitácio Pessoa, açude de Boqueirão, chegou ao volume de 2,9% da capacidade total e na noite deste mesmo dia, ocorreu o encontro das águas da transposição do Rio São Francisco, com o espelho d'água de Boqueirão. Semanalmente são realizadas análises físico-químicas pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, CAGEPA, na Unidade Laboratorial R1 desde antes a transposição e elas são continuadas até os dias de hoje. Dentre várias análises realizadas, este trabalho aborda especificamente: sólidos totais que representam toda matéria dissolvida ou suspensa presente na água; salinidade que podem ser representados por íons de sódio e potássio; cloretos, que estão presentes na forma de cloretos de sódio, cálcio e magnésio e dureza, que é calculada como sendo a soma das concentrações de íons cálcio e magnésio na água, expressos como carbonato de cálcio. Os dados das análises físico-químicas abordadas mostraram uma diferença significativa nos parâmetros estudados, no qual os sólidos totais, salinidade, cloretos e dureza apresentavam antes da transposição os seguintes valores respectivamente: 1087,5 mg.L^-1, 1,1%, 615,35 mg.L^-1e 346,8 mg.L^-1 e após a transposição apresentaram respectivamente os seguintes resultados: 341,3 mg.L^-1 , 0,3%, 147,1 mg.L^-1 e 143,5 mg.L^-1 representando uma diminuição acentuada desses parâmetros, o que significa uma grande melhora na qualidade da água bruta do manancial após ocorrer a chegada das águas por meio da transposição.
Descrição: ALVES, I. T. F. Estudo comparativo da qualidade da água do Açude Epitácio Pessoa pré e pós transposição do Rio São Francisco. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16774
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Thais Freitas Alves.pdfPDF - Isabel Thais Freitas Alves12.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.