Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16775
Título: Relação entre distúrbios de sono, pressão arterial e sexo em adolescentes escolares do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Avelino, Juliene Araújo
Palavras-chave: Adolescentes
Distúrbios do sono
Estilo de vida
Pressão arterial
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: INTRODUÇÃO: O sono é uma necessidade humana básica responsável pela regulação de diversas funções fisiológicas. Por isso, sua má-qualidade pode causar alterações endócrinas, cognitivas e neurais que podem se tornam uma ameaça à saúde, principalmente por ser considerado como fator de risco cardiovascular independente. Podendo, dessa maneira, a má qualidade de sono ajudar a desenvolver doenças como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), responsável direta por altos índices de mortalidade. OBJETIVO: Verificar a prevalência e a relação entre da má-qualidade do sono, curta duração de sono e da pressão arterial (PA) elevada de acordo com o sexo em adolescentes escolares. METODOLOGIA: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado com 563 adolescentes de escolas públicas no município de Campina Grande – PB, de setembro/2012 a junho/2013. A coleta de dados foi realizada através de formulários, aplicação do questionário que avalia a qualidade do sono e aferição da pressão arterial. A análise estatística foi realizada pelo Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 22.0), considerando nível de significância de 95%. RESULTADOS: A má qualidade do sono esteve presente em 6,9% da amostra estudada e a PA elevada em 16,9%. A duração curta de sono esteve presente em 74,3% e apresentou associação com o sexo feminino (p < 0.005). Já a PA elevada esteve associada ao sexo masculino (p < 0.001). Não foi observada associação entre a PA e a qualidade do sono (p=0057). CONCLUSÃO: Não foi encontrada associação entre elevação da PA e má-qualidade do sono. Todavia, é importante a identificação dos fatores associados, pois foi alta a prevalência de PA elevada nos meninos, e de distúrbios de sono, nas meninas.
Descrição: AVELINO, J. A. Relação entre distúrbios de sono, pressão arterial e sexo em adolescentes escolares do município de Campina Grande – PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16775
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliene Araújo Avelino.pdfPDF - Juliene Araújo Avelino15.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.