Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16776
Título: Atuação do enfermeiro à idosos institucionalizados com alterações neurológicas: Relato de experiência
Autor(es): Pinto, Anderson da Silva
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Transtornos neurológicos
Saúde do idoso
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional no Brasil é significante nos últimos anos, devido às baixas taxas de natalidade aliada a expectativas de vida maiores, que promoveram a inversão da pirâmide etária da população brasileira. O novo contexto social e familiar decorrentes também desta nova distribuição de idade da população faz surgir à necessidade de se transferir esse idoso, muitas vezes com doenças já instaladas, para uma instituição de longa permanência onde ele será cuidado. Esse processo de institucionalização pode ser muito traumatizante para o idoso, transformando totalmente seu modo de vida agravando as doenças, principalmente as neurológicas, sendo o enfermeiro responsável por exercer o cuidado humanizado e holístico aos mesmos. Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro frente ao idoso institucionalizado com danos neurológicos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, baseado na vivência em um projeto de extensão em uma instituição de longa permanência situada em cidade do brejo paraibano. Relato das atividades desenvolvidas: A partir das visitas e da convivência com a dinâmica da instituição de longa permanência para idosos percebeu-se que alguns idosos apresentavam alterações relacionadas ao quadro neurológico, e a partir destas, foram realizadas leituras, para entender as mudanças, planejamento para buscar estratégias, para a minimização destas impedindo que o quadro evoluísse, tentando estabilizar o mesmo, ou entendendo e convivendo com os agravos. Percebeu-se ao longo do estágio que as atividades variadas são as melhores de estímulo e inclusão dos idosos na rotina da instituição, pois abrange as particularidades de cada idoso, quando foram desenvolvidas atividades de leitura, canto, jogos de tabuleiro, exercícios com bola, desenho e pintura, possibilitando assim ativar a capacidade neurológica dos idosos. Conclusão: O enfermeiro ao se apropriar das suas funções, das atividades que lhes compete e passa a exercer o cuidado de forma humanizada, fundamentada e comprometida com sua função do processo de cuidar, consegue promover atividades que vem ajudar os idosos, para que o avançar das degenerações neurológicas que prejudicam sua qualidade de vida não seja tão dolorosa para o mesmo, que neste caso já sente todas as dificuldades por encontrar-se longe do convívio familiar.
Descrição: PINTO, A. da S. Atuação do enfermeiro à idosos institucionalizados com alterações neurológicas: Relato de experiência. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16776
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson da Silva Pinto.pdfPDF - Anderson da Silva Pinto8.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.