Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16778
Título: Acompanhamento radiográfico de ceratocisto odontogênico – Relato de caso
Autor(es): Nascimento, Juarez Chaves do
Palavras-chave: Cistos odontogênicos
Descompressão cirúrgica
Ceratocistos
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: O ceratocisto odontogênico é uma lesão benigna de crescimento lento e continuo, entretanto, é localmente invasivo e possui uma importante taxa de recidiva. Este trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico de ceratocisto, tratado com descompressão cirúrgica e acompanhado radiograficamente durante dois anos. O paciente era do sexo masculino, leucoderma, 50 anos de idade e foi encaminhado a um centro de radiologia odontológica para realizar uma radiografia panorâmica para avaliação dos terceiros molares inclusos. Na radiografia panorâmica foi observada uma extensa imagem radiolúcida, unilocular, associada ao dente 48, de margens bem definidas e corticalizadas, foi solicitado a este paciente uma tomografia computadorizada de feixe cônico para melhor avaliação da extensão da lesão. Após exame histopatológico a lesão foi diagnosticada como Ceratocisto Odontogênico. Após o diagnóstico o paciente foi submetido ao tratamento de descompressão cirúrgica, com acompanhamento inicial mensal e posteriormente periódico estando esse em proservação. Dessa forma, enfatizamos a importância dos exames radiográficos para examinar as características do ceratocisto, assim como a relevância do planejamento cirúrgico e proservação do paciente.
Descrição: NASCIMENTO, J. C. do. Acompanhamento radiográfico de ceratocisto odontogênico – Relato de caso. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16778
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juarez Chaves do Nascimento.pdfPDF - Juarez Chaves do Nascimento6.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.