Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16779
Título: Oligodontia e suas consequências na estética e função oral: Revisão da literatura
Autor(es): Sousa, Joana Darc da Cunha
Palavras-chave: Anodontia
Oligodontia
Estética oral
Terapêutica
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: A oligodontia é um problema de ausência dentária, onde o indivíduo apresenta mais de seis dentes ausentes. Possui várias etiologias, como por exemplo, alterações em genes específicos quando não está associada às síndromes, fazendo parte de uma síndrome, o individuo terá acometimento fisiológico em outras estruturas. O objetivo desse trabalho foi buscar na literatura os principais aspectos relacionados à oligodontia, como definição, etiologia, características, repercussões clínicas, diagnóstico e tratamento. O levantamento bibliográfico ocorreu nas bases de dados SciELO, Bireme, PubMed e LILACS, além de outras ferramentas de busca, como o Google Acadêmico, onde foram incluídos artigos científicos publicados na literatura, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado e doutorado, revisões de literatura, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que mantinham proximidade com o tema proposto, no período de 2011 a 2017, sendo excluídos os textos que não estavam completos e tinham sua publicação inferior ao ano de 2011. Através dos dados obtidos pôde- se constatar que a oligodontia acomete mais pessoas do sexo feminino, tem como causas mais prevalentes as mutações em genes AXIN2, MSX1 e PAX9 quando não faz parte de uma síndrome. Essa condição causa problemas na estética, como dentes mal formados, terço inferior da face diminuída, faltas dentárias, alterações na oclusão, fonação, mastigação, repercutindo no psicológico e na vida social dos portadores. O diagnóstico é feito através de exame físico, clínico e radiográfico, deve ser feito o mais cedo possível para que a intervenção seja adequada e reduza os danos. O implante é o tratamento mais adequado, porém em relação ao custo benefício a prótese parcial removível ou fixa é a escolhida por ser de baixo custo, não ser invasiva, além de restabelecer estética e função. A oligodontia causa muitos danos ao portador devido aos padrões estéticos preconizados.
Descrição: SOUSA, J. D. da C. Oligodontia e suas consequências na estética e função oral: Revisão da literatura. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16779
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Darc da Cunha Sousa.pdfPDF - Joana Darc da Cunha Sousa9.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.