Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16780
Título: Possíveis interações medicamentosas em pacientes renais crônicos em uma UTI-Adulto
Autor(es): Carvalho, Vanessa Rodrigues de
Palavras-chave: Pacientes renais crônicos
Unidade de Terapia Intensiva
Prescrição de medicamentos
Interações medicamentosas
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: Os pacientes renais crônicos comumente fazem uso de mais de um tipo de medicamento, fenômeno denominado de polifarmácia, que pode ser responsável pela ocorrência de interações medicamentosas. O estudo realizou um levantamento sobre os medicamentos utilizados por pacientes renais crônicos de uma UTI- adulto e identificou as possíveis interações medicamentosas provenientes da polifarmácia praticada por eles. Utilizou estatística do tipo descritiva e para as análises das interações medicamentosas, a base de dados “Drug Interactions Checker”. Dos indivíduos estudados a maioria fez uso de polifarmácia, com a utilização de dois a nove medicamentos. As classes terapêuticas mais frequentes do estudo foram os fármacos cardiovasculares (28,16%) e fármacos que agem no TGI (15,5%). Sendo as associações medicamentosas entre diuréticos e antiulceroso as mais relatadas. A análise detectou oito possíveis interações medicamentosas, que foram classificadas como moderadas. Os medicamentos mais frequentes nas interações medicamentosas foram furosemida e o omeprazol. O presente estudo abre discussões sobre alternativas que possam vir a diminuir as possíveis interações causadas. É essencial que conheça as propriedades farmacológicas dos medicamentos e tenha acesso às informações que permitam identificar as contraindicações de seu uso simultâneo, o que facilitaria prever a possibilidade de ocorrência de IM com a prescrição de múltiplos medicamentos na UTI. Nessa perspectiva, para conseguir um sistema de medicação eficiente e seguro, é preciso um esforço colaborativo dos profissionais e instituições de saúde, centrados, sobretudo nas características do paciente crítico.
Descrição: CARVALHO, V. R. de. Possíveis interações medicamentosas em pacientes renais crônicos em uma UTI-Adulto. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16780
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Rodrigues de Carvalho.pdfPDF - Vanessa Rodrigues de Carvalho12.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.