Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16781
Título: Adsorção de óleos contaminantes usando biomassas: Uma abordagem teórica
Autor(es): Oliveira, Raphael Pereira de
Palavras-chave: Adsorção por biomassa
Adsorção de petróleo
Poluição dos recursos hídricos
Efluentes oleosos
Data do documento: 10-Mai-2017
Resumo: Nas últimas décadas houve um grande avanço tecnológico e revolucionário nos vários setores industriais com um grande aumento nas suas atividades, e, consequentemente esse desenvolvimento vem se tornando uma fonte de agravamento devido aos grandes problemas ambientais gerados decorrentes de suas atividades, principalmente com respeito à preservação dos recursos hídricos que atualmente encontram-se escassos. Os derivados de petróleo ricos em hidrocarbonetos tem sido uma das principais fontes poluidoras dos recursos hídricos, devido a sua baixa degradação e alta toxidade vem tornando esses recursos inutilizáveis sejam por derramamentos acidentais dessas substâncias ou pelo descarte inadequado no meio ambiente. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem teórica relacionada a biomassas utilizadas na adsorção de efluentes oleosos, apresentando também um estudo de caso em que se utilizou como adsorvente a fibra de bananeira na adsorção de petróleo. Com a finalidade de diminuir e eliminar as concentrações destas substâncias oleosas que causam danos à saúde humana e a destruição dos ecossistemas, vem sendo pesquisados diferentes tipos de biomassas como adsorventes naturais para o controle da poluição dos recursos hídricos, em que a utilização dessas biomassas vem sendo considerada uma tecnologia inovadora, entretanto, no Brasil com uma rica biodiversidade esse recurso vem sendo pouco explorado.
Descrição: OLIVEIRA, R. P. de. Adsorção de óleos contaminantes usando biomassas: Uma abordagem teórica. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16781
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphael Pereira de Oliveira.pdfPDF - Raphael Pereira de Oliveira16.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.