Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16783
Título: Diagnóstico dos princípios das boas práticas de laboratório no laboratório de microbiologia de alimentos
Autor(es): Belarmino, Mariana Bárbara
Palavras-chave: Boas práticas de laboratório
Laboratório - Qualidade
Laboratório - Higiene
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Qualidade é um termo que está cada vez presente, seja no âmbito profissional ou como consumidor de produtos ou serviços. O amplo mercado e a grande concorrência em diversos setores faz com que muitas empresas procurem continua mente pela melhoria de um dado produto ou serviço adquirido. Para demonstrar confiança nos resultados obtidos, os laboratórios buscam estabelecer sistemas de gestão da qualidade através de sua acreditação junto a órgãos fiscalizadores como o INMETRO, em padronização em todos os processos. As Boas Práticas de Laboratório são um sistema de qualidade que todo laboratório necessita para garantir ao processo organizacional e as condições estruturais o que se necessita para monitorar, registrar e arquivar seus documentos. A acreditação é o reconhecimento formal de que o laboratório executa suas atividades de acordo com os padrões adotados internacionalmente. Com essa finalidade, o presente estudo teve como objetivo, o diagnóstico dos Princípios das Boas práticas de Laboratório em um Laboratório de Microbiologia da UEPB, avaliando as conformidades e não conformidades na organização laboratorial, buscando adequações de acordo com as Normas regulamentadoras. Foi realizado um diagnóstico utilizando a aplicação de um checklist baseado na legislação vigente. Nesse Laboratório foram encontrados diversos problemas, sejam eles: abastecimento de água, tratamento de esgoto, controle de pragas, estruturas físicas e instalações sanitárias. Foram propostos soluções para todas as não conformidades encontradas na implantação das BPL.
Descrição: BELARMINO, M. B. Diagnóstico dos princípios das boas práticas de laboratório no laboratório de microbiologia de alimentos. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16783
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Bárbara Belarmino.pdfPDF - Mariana Bárbara Belarmino9.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.