Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16784
Título: Avaliação de métodos de inativação enzimática durante o congelamento da maçã e do caju
Autor(es): Nóbrega, Denise Marques da
Palavras-chave: Branqueamento
Escurecimento enzimático
Fruticultura
Vegetais
Data do documento: 17-Mai-2017
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar métodos de inativação enzimática em frutas tais como maçã e caju quando submetidas ao armazenamento por congelamento. Foram testados dois métodos: método de branqueamento por imersão e a vapor em três intervalos de tempos diferentes 3, 4 e 5 minutos. Foi selecionado o melhor tempo e o processo aplicado nas duas frutas. Foram realizadas análises física e físico-química quanto aos parâmetros de: teor der água (%), cinzas (%), pH, acidez total titulável (g do ácido/100g), sólidos solúveis (°Brix), açúcares redutores em glicose (%), ácido ascórbico (mg/100g) e cor nas frutas in natura, antes do congelamento (considerado como tempo zero) e a cada 30 dias durante um período de armazenamento de 120 dias na temperatura de -18 ± 2°C. O melhor tempo e método aplicado em ambas as frutas maçã e caju foi o branqueamento por imersão por 3 minutos. Os resultados das caracterizações física e físico-química realizadas nas frutas durante o período de armazenamento apresentaram alterações nos parâmetros analisados. Entretanto, com relação ao ácido ascórbico apesar de ter ocorrido uma diminuição, ainda é considerado bastante significativo.
Descrição: NÓBREGA, D. M. da. Avaliação de métodos de inativação enzimática durante o congelamento da maçã e do caju. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16784
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Marques da Nóbrega.pdfPDF - Denise Marques da Nóbrega12.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.