Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16802
Título: Contribuição para os investidores com foco em sustentabilidade: uma análise do ISE 2005 a 2018
Autor(es): Silva, Josefa Karoliny Morais da
Palavras-chave: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)
Bolsa de Valores
Mercado financeiro
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: A sustentabilidade tem se tornado primordial no mundo dos negócios, fazendo com que seja vantajoso para as empresas e para os investidores, pois aperfeiçoa as práticas internas e melhora a reputação, posto que agrega valor a sua imagem. Por meio de uma pesquisa teórica, quantitativa, qualitativa, descritiva, exploratória e documental, este trabalho objetivou identificar quais das empresas que compuseram a carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) possuíam maior referência em sustentabilidade, tendo como público alvo os investidores. Foram analisadas as 13 carteiras existentes do ISE desde 2005 até 2018, com um total de 73 empresas onde foram quantificadas suas participações e separadas por setores. Os resultados encontrados demostraram que as empresas mais indicadas para os investidores, com foco em práticas sustentáveis, foram: Banco do Brasil, Bradesco, Braskem, Cemig, CPFL Energias, Eletropaulo, Engie e Natura. E considerando que os Setores de Unidade Pública, Financeiro e Materiais Básicos foram os que mais se destacaram, a Natura se sobressai, pois está inserida no Setor de Consumo não Cíclico, que não se destacou, já que possui poucas empresas inseridas na carteira e com baixa participação.
Descrição: SILVA, J. K. M. Contribuição para os investidores com foco em sustentabilidade: uma análise do ISE 2005 a 2018. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16802
ISSN: CDD 332.642
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Karoliny Morais da Silva.pdfPDF - Josefa Karoliny Morais da Silva716.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.