Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16808
Título: Contabilidade do Terceiro Setor: um estudo nas associações rurais do município de Monteiro-PB
Autor(es): Torres, Heráclyto Gabriel Bezerra
Palavras-chave: Contabilidade
Terceiro Setor
Associação sem fins lucrativos
Município de Monteiro (PB)
Data do documento: 12-Jun-2018
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar como a contabilidade tem contribuído para o fortalecimento das associações do município de Monteiro-PB. Como objetivos específicos: verificar como são realizadas as prestações de contas das associações, apresentar a forma como as associações disponibilizam as informações aos seus associados, identificar ferramentas de contabilidade utilizada nas associações, discorrer acerca da importância da contabilidade nas entidades do Terceiro Setor. Para atingir o objetivo proposto, fez-se o uso de procedimentos metodológicos que se caracterizam em pesquisa exploratória e descritiva, caracteriza-se como pesquisa de levantamento, com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa um questionário onde foi realizada analise através de tabelas que foram construídas com o auxílio da ferramenta Microsoft Excel. Foi feito um levantamento em 41 associações no município de Monteiro-PB, todas se propuseram a participar da pesquisa. Como resultado foi detectado que a prestação de conta de 100% das associações é feita de maneira rústica na própria sede da associação, mas o suficiente para os associados absorverem as informações, sendo pauta nas reuniões que são realizadas mensalmente, todas conta com auxílio de um contador, o contato com o mesmo é feito pessoalmente, 18 das associações tem encontros mensais e 17 apenas quando necessário. Todas as associações se dizem está satisfeito com o trabalho prestado pelo contador, 23 tem a visita do contador anualmente e 18 apenas mensalmente. Com relação à contribuição do serviço prestado pelo contador 30 dizem ajudar no desenvolvimento e 11 responderam que é apenas de maneira burocrática.
Descrição: TORRES, H. G. B. Contabilidade do Terceiro Setor: um estudo nas associações rurais do município de Monteiro-PB. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16808
ISSN: CDD 657.98
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heraclyto Gabriel Bezerra Torres.pdfPDF - Heraclyto Gabriel Bezerra Torres483.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.