Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16825
Título: Relato de experiência: O ensino da Educação Física em uma comunidade quilombola
Autor(es): Souto, Allif da Silva
Palavras-chave: Educação Física
Educação quilombola
Dança
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: O estágio supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB dar-se a partir do 5º período, sendo dividido em quatro. O presente trabalho relata uma experiência vivida no estágio III que consiste no ensino da Educação Física para modalidades de educação especial, as quais se enquadram, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação no Campo, Educação Indígena e Educação Quilombola. O estágio é uma fase de fundamental importância, pois nele o graduando tem a oportunidade de relacionar a teoria com a pratica, além de ser um momento crucial para a construção da identidade profissional, possibilitando assim que o aluno possa se arriscar e testar metodologias, sabendo que terá ali o auxílio do seu professor supervisor na resolução de questões. Neste documento falarei de uma experiência realizada em uma comunidade quilombola. As aulas ocorreram na Comunidade Quilombola Caiana do Crioulos, situada no Município de Alago Grande – Paraíba, no período 2017.2. O estágio teve como objetivo tentar confirmar e manter a cultura daquela comunidade e para isso foi utilizado dos conteúdos da Educação Física Dança e Lutas, aqui relatado apenas a experiência com dança. A dança é uma forma de manifestação cultural onde possibilita ao aluno conhecer e descobrir várias formas de conhecimento, como expressões, criatividade, entre outros. Além de impregnar valor e crenças, distintas de região para região. Portanto essa experiência se fez fundamental para pensar e refletir a importância do estágio quanto a construção de aspectos de identidade, aproximação com a realidade e superação de desafios para o professor.
Descrição: SOUTO, A. da S. Relato de experiência: O ensino da Educação Física em uma comunidade quilombola. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16825
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allif da Silva Souto.pdfPDF - Allif da Silva Souto6.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.