Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16827
Título: Presença de doença periodontal em estudantes de Odontologia concomitante a uma avaliação sobre o conhecimento de periodontia
Autor(es): Silva, Jéssica Marques Medeiros e
Palavras-chave: Epidemiologia
Gengivite
Doença periodontal
Data do documento: 18-Abr-2017
Resumo: A doença periodontal (DP) é um processo inflamatório e infeccioso que pode destruir os tecidos que suportam os dentes. Nesses casos a prevenção está intimamente relacionada com os processos de educação e motivação do paciente. Esse trabalho objetivou avaliar o nível de conhecimento e a condição periodontal dos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba com intuito de aferir a melhoria da higiene bucal no decorrer do curso. No que diz respeito a materiais e métodos - foram avaliados 40 alunos, distribuídos de forma igualitária por cada período. Inicialmente, os acadêmicos responderam o questionário e logo em seguida foi realizada a avaliação clínica periodontal através dos Índices de Sangramento Gengival (ISG), Índice de Placa de O'Leary (IP) e PSR (Registro Periodontal Simplificado). Após a coleta de dados, estes foram analisados através do software IBM SPSS Statistics versão 20.0 e tendo sido considerado um intervalo de confiança de 95%. Os resultados que foram: 97,5% apresentaram de algum conhecimento sobre a DP. A condição periodontal mais prevalente foi “2”, ou seja, presença de cálculo. As médias de ISG e IP dos estudantes foram respectivamente, 27,18% e 67,08%. Como conclusão percebeu-se que os alunos de períodos mais avançados não mostraram condições de IP, ISG E PSR com grande discrepância, comparados aos dos períodos iniciais, podendo estar relacionado principalmente à falta de motivação pessoal.
Descrição: SILVA, J. M. M. e. Presença de doença periodontal em estudantes de Odontologia concomitante a uma avaliação sobre o conhecimento de periodontia. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16827
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Marques Medeiros e Silva.pdfPDF - Jéssica Marques Medeiros e Silva9.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.