Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16828
Título: Estratégia metodológica no ensino de Química: O ácido ascórbico (vitamina C) como tema gerador
Autor(es): Dantas, Jaisy Ruana de Medeiros
Palavras-chave: Ensino de Química
Método de ensino
Prática pedagógica
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: No processo de ensino e de aprendizagem de ciências, grosso modo, percebe-se que parte considerável dos estudantes não consegue articular o conteúdo programático abordado em sala de aula com fatos de seu cotidiano. Práticas pedagógicas adotadas na construção de saberes escolares em áreas científicas, sobretudo, naquelas que carecem de tratamento laboratorial, não têm conseguido atingir os objetivos propostos pelas ementas de componentes curriculares da área supracitada. A priori, acredita-se que, a não adoção de práticas laboratoriais na abordagem de conceitos que fundamentam a ciência, pode estimular o desinteresse e a apatia, em muitos estudantes, no tocante à apreensão de conhecimentos necessários para a formação integral. Assim, esta pesquisa-ação teve o objetivo de construir um modelo molecular tridimensional do Ácido Ascórbico (vitamina C) - utilizando materiais de baixo custo - em sala de aula, para estudantes do 1° Ano de uma escola pública da cidade de Cubati-PB. A partir das concepções dos estudantes público-alvo acerca de vitamina C, foi possível categorizar com segurança, o nível de conhecimento destes e, por conseguinte, elaborar o projeto com base nos elementos egressos do questionário aplicado. Os resultados obtidos aprofundaram e confirmaram, em parte, a hipótese que orientou este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC: a adoção de práticas pedagógicas na abordagem de fundamentos e conceitos científicos, no âmbito deste trabalho, fundamentos e conceitos em química, pode colaborar deveras com aprendizagem significativa.
Descrição: DANTAS, J. R. de M. Estratégia metodológica no ensino de Química: O ácido ascórbico (vitamina C) como tema gerador. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16828
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaisy Ruana de Medeiros Dantas.pdfPDF - Jaisy Ruana de Medeiros Dantas9.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.